O Sul Informação foi uma das 16 instituições e personalidades ligadas ao concelho de Faro que recebeu este sábado, 7 de Setembro, feriado municipal, a Medalha de Mérito Grau Ouro, atribuída pelo Município na sessão solene.
A distinção foi ainda atribuída a António Parreira Afonso, fundador e diretor da empresa Rolear, ao ator e encenador João de Brito, cofundador e diretor artístico do LAMA Teatro, a Luís Afonso, CEO da empresa familiar Metalofarense, à empresária Amélia Santos, cofundadora e CEO da Innuos, a Francisco Serra, professor, investigador e ex presidente da CCDR Algarve, ao médico cardiologista e especialista em Medicina Desportiva Manuel Veloso Gomes, ao dirigente desportivo Paulo Bernardo, ao professor catedrático de Psicologia Saúl Neves de Jesus, e ainda, a título póstumo, ao empresário Vítor Contreiras Rosa, que abriu a primeira discoteca de Faro.
No que diz respeito a entidades, a Medalha de Mérito Grau Ouro foi atribuída à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro), ao Centro Ciência Viva do Algarve, ao grupo ME TIME – Mulher e Empresária/Empreendedora, à PRAVI — Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas, à Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano e à Unidade Especial de Polícia.
De todos estes agraciados, o presidente da Câmara destacou a sua «tenacidade e resiliência».
Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, salientou, no seu discurso, que as instituições e personalidades agraciadas são «símbolo da excelência dos farenses».
«Não faço distinções entre o prémio que agora lhes atribuímos e as suas vidas, já que estas foram, precisamente, o maior prémio que o nosso concelho teve, pois com elas nos engrandeceram, ensinaram, estimularam a construir e a amar esta terra», acrescentou.
O autarca farense acrescentou que «uma cidade sem memória será uma cidade sem história; sem história, não se tem identidade. E sem identidade, não se tem qualquer hipótese de futuro».
Por isso, na sexta-feira, foram descerrados topónimos históricos, com os nomes do Dr. Fernando Pádua, João Pires, Prof. Joaquim Vaz e José Pires Pinto a ser atribuídos a ruas do concelho.
Na sessão solene no Jardim Manuel Bivar, foram ainda agraciados os funcionários municipais com mais de 20 anos e 35 anos de trabalho na Câmara, bem como assinados dois protocolos de colaboração, com a Secção Regional da Ordem dos Arquitetos e com a Ordem dos Engenheiros – Delegação do Sul.
A sessão terminou com a apresentação dos projetos de requalificação urbana para a zona ribeirinha de Faro (mas não só), feita pela vereadora Sophie Matias.
A fechar, houve direito a bolo para celebrar os 484 anos da cidade de Faro.
As cerimónias do feriado municipal culminaram ao final da tarde, com a inauguração do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, obra que, salientou Rogério Bacalhau, «servirá os que, dentro da comunidade, encontram, muitas vezes, maiores dificuldades de resposta aos seus problemas».
O presidente da Câmara, que já tinha começado o seu discurso citando o poeta farense António Ramos Rosa, cujo centenário anunciou que será celebrado na cidade ao longo de 2025, terminou, com nova citação:
“(…) subsiste uma palavra, uma sílaba de vento, (…)
uma frescura de nada, nos cabelos nos olhos,
uma voz num portal e a manhã é de sol,
Nós somos, existimos.”
MEDALHA DE MÉRITO GRAU OURO
ENTIDADES
• A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro), que desde 1982 é um importante agente na reabilitação dos cidadãos e cidadãs portadores deste tipo de problemas e das suas famílias.
• A PRAVI — Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas que protege animais em dificuldades. De âmbito nacional, tem um Núcleo em Faro desde a fundação da Associação e tem desenvolvido uma notável atividade.
• O Centro Ciência Viva do Algarve, criado em 1997, com o objetivo de promover a cultura científica e tecnológica junto do público em geral, com especial enfoque nas crianças e jovens. É um exemplo de como a ciência pode ser acessível e interessante, usando metodologias interativas, que despertam a curiosidade científica e a compreensão do mundo.
• O ME TIME – Mulher e Empresária/Empreendedora é um grupo de 50 mulheres empresárias, empreendedoras e agentes de mudança, ativas em diversas áreas. Comprometidas com o desenvolvimento pessoal c profissional, colaboram no desenvolvimento das comunidades cm que estão inseridas.
• A Unidade Especial de Polícia, destacada em Faro, está sediada no aeroporto desta cidade desde 2013. Vocacionada para operações de manutenção e restabelecimento da ordem pública, em situações de elevada complexidade e risco, tem dado aos farenses o melhor do seu empenho.
• A Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano liderada por um grupo de jovens empreendedores, procura, desde 2012, a promoção e defesa dos Direitos da Juventude.
• O jornal Sul Informação, que tem sede em Faro e nasceu pela vontade de três jornalistas – Elisabete Rodrigues, Hugo Rodrigues e Nuno Costa. Exclusivamente online, é hoje reconhecidamente um dos mais importantes periódicos regionais, promovendo um jornalismo de proximidade, que lhe garantiu vários prémios: o Prémio SAPO Media Digital, para o melhor órgão de informação regional, em 2024; o prémio de Projeto Inovador, atribuído pela Associação Portuguesa de Imprensa e o prémio Trabalho Jornalístico/Media da APOM — Associação Portuguesa de Museologia, em 2013 e 2024. Em 2022, lançou a Revista Dois, que teve, este ano, a sua terceira edição e cujo design recebeu um Prémio Lusófono de Criatividade.
PERSONALIDADES:
• António José Parreira Afonso é diretor da ROLEAR, empresa que fundou em 1979 e que tem relações com empresas de renome internacional — Siemens, Grundfoss, Philips, Schneider, etc. —e uma dimensão nacional, sendo pioneira na introdução de tecnologias inovadoras e amigas do ambiente. Emprega 420 pessoas. Homem de sucesso e múltiplas outras ações, é um exemplo de empreendedorismo.
• João de Brito é cofundador e diretor artístico do LAMA Teatro, companhia farense fundada em 2010. Nascido em Faro, com formação em Teatro, Cinema e Práticas Culturais para Municípios, é encenador e criador de muitos espetáculos, trabalha regulamente em teatro, cinema, televisão e publicidade.
• Luís Afonso é o CEO da Metalofarense, destacada empresa familiar no comércio metalúrgico, fundada em 1958 em Faro. Este ano celebra 50 anos como CEO da empresa. Foi um exemplo de coesão entre os irmãos, com quem sempre partilhou os negócios.
• Amélia Santos, nomeada pela revista Forbes como uma das 100 Fundadoras a seguir na Europa, foi reconhecida pela Comissão Europeia com o prémio Digita14Her e uma das três finalistas, em 2019, do Prémio Empreendedor do Ano João Vasconcelos. É cofundadora e CEO da Innuos — uma marca na área do áudio de Alta-Fidelidade Digital —, que tem sede em Faro.
• Francisco Manuel Dionísio Serra é um homem de sete instrumentos: investigador, docente, editor, autor tem uma profunda ligação às temáticas da gestão e economia, sustentabilidade, Turismo e Saúde. Foi, também, presidente da CCDR Algarve, entre muitos outros cargos desempenhados.
• Manuel José Veloso Gomes, médico cardiologista e especialista em Medicina Desportiva, fundou uma clínica em Faro, para além de ter trabalhado no Hospital de Faro, onde, durante 22 anos, foi diretor do Serviço de Cardiologia. Ligado à criação de serviços inovadores, dos quais se destacam a Via Verde Coronária e a rede pré-hospitalar e hospitalar para tratamento do Enfarte Agudo do Miocárdio, é uma referência em todo o país;
• Paulo Valêncio Martins Bernardo, conhecido pela sua ligação ao futebol, como vice-presidente da Assembleia Geral do Futebol Clube os Bonjoanese e presidente do Conselho Fiscal da União Desportiva e Recreativa Sambrasense (São Brás de Alportel), tem uma carreira profissional extensa e ligada às novas tecnologias. Inspira atletas, com a criatividade, empreendedorismo e organização.
• Saúl Neves de Jesus, psicólogo, é professor catedrático de Psicologia desde 2003, na Universidade do Algarve, tendo atingido o topo desta carreira com apenas 37 anos de idade. Desempenha inúmeros cargos na UAlg e externamente, quer a nível nacional, quer internacional, sendo uma referência incontornável nesta área.
• A título póstumo, Vítor Manuel Barros Contreiras Rosa, fundador, em 1982, de um bar onde hoje é o Six-Olimpus. Abriu a primeira discoteca de Faro, a Emporium, e, mais tarde os Arcos e a Tasca dos Estudantes, sendo ainda proprietário da Marisqueira da Baixa e do Restaurante Académico. Juntou aos seus negócios do Grupo First, mais dois espaços, o Seven Restaurante e o Six Bar Dancing. Faleceu em 2022.
Fotos: Beatriz Bento | Sul Informação
Comentários