Havia 30 vagas para a Polícia Municipal de Faro, mas só 10 agentes conseguiram passar nos testes e chegar à fase de formação, que começa a 9 de Setembro, informou esta terça-feira, 27 de Agosto, o presidente da Câmara.
De acordo com Rogério Bacalhau, concorreram à Polícia Municipal 36 pessoas, mas a maioria foi sendo eliminada e apenas restaram 10 que cumpriam os requisitos totais para entrar em formação.
«A formação teórica vai durar até Dezembro e depois, em Janeiro e Fevereiro, vão para uma formação prática na escola de polícia», explicou o autarca aos jornalistas, na terça-feira, à margem da cerimónia de inauguração do sistema de videogiliância da cidade de Faro.
Rogério Bacalhau estima, assim, que, «no final do primeiro trimestre» do próximo ano, os agentes «estejam aptos para fazer o patrulhamento e porem em prática as suas competências».
Dado que nem todas as vagas foram preenchidas, o Município vai abrir mais um concurso, com o objetivo de recrutar mais 20 agentes e completar as 30 vagas.
«Espero que as pessoas concorram e consigamos preencher todos os lugares para ter uma força em condições para patrulhar todo o Município, em colaboração com a PSP e GNR, como é evidente», concluiu o presidente da Câmara de Faro.
Em Maio, Rogério Bacalhau destacou, em entrevista ao Sul Informação, que a Polícia Municipal terá sobretudo como funções a «fiscalização a todos os níveis, desde os regulamentos ao trânsito».
«Há que realçar que eles não são PSP, mas podem, por exemplo, prender alguém que esteja a cometer um delito e entregar de imediato à PSP. O que nós gostaríamos, quando tivermos esta Polícia Municipal, é ter mais ordem na cidade, em particular no trânsito, porque temos um caos muito grande, com carros estacionados em todo o lado, mas também em relação a vistorias e inspeções que podemos fazer, tendo pessoas disponíveis para isso», disse.
De acordo com o edil, o objetivo é que a Polícia Municipal trabalhe em todo o concelho, sete dias por semana e 24 horas por dia.
Os requisitos para a candidatura à Polícia Municipal são ter nacionalidade portuguesa (salvo nos casos excetuados pela Constituição); ter 18 anos de idade completos e menos de 28 anos na data da candidatura; não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar; possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções; ter cumprido as leis de vacinação obrigatória e não ter altura inferior a 1,60m (sexo feminino) e 1,65m (sexo masculino).
A remuneração no período de estágio (caso se aplique), bem como após provimento na categoria de Agente Municipal de 2.ª classe, será a resultante do regime previsto no Mapa I, Anexo II ao Decreto-Lei n.º 39/2000, de 17 de Março.
As funções são exercidas em regime de turnos, auferindo os trabalhadores do correspondente subsídio de turno, nos termos legalmente previstos.
É realizada uma prova escrita de conhecimentos, bem como um exame de avaliação psicológica, um exame médico de seleção e uma entrevista profissional de seleção, todos de caráter eliminatório.
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