Noite Europeia dos Investigadores assinalada no Algarve e Alentejo

Esta sexta-feira, 27 de Setembro

Milhares de investigadores de todo o mundo vão-se juntar esta sexta-feira, 27 de Setembro, em várias cidades portuguesas, incluindo Lagos, Tavira, Beja e Évora, para partilhar conhecimento na Noite Europeia dos Investigadores (NEI). 

Em Lagos, a NEI é promovida pelo CCV e vai ter um programa diversificado e interativo, com destaque para o tema das Adaptações às Alterações Climáticas, através de um conjunto de atividades e conversas com especialistas, momentos musicais e uma experiência gastronómica sustentável.

As atividades são de entrada gratuita e começam às 18h00.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Tavira também assinala a data com um programa organizado pelo CCV, em parceria com o Centro Comercial Tavira Plaza.

O programa, que conta com a presença de vários especialistas e representantes de organizações científicas e educativas, decorre no piso 1 do Centro Comercial Tavira Plaza, entre as 20h00 e as 22h00.

Entre os convidados estão investigadores e especialistas de universidades, centros de investigação e instituições científicas, que irão partilhar os seus conhecimentos e projetos com o público. Destaca-se ainda a participação do Município de Tavira, do IPMA, da APA, da UALG, do Centro de Ciência Viva de Tavira, ente outros.

Em Beja, o evento, promovido pelo Instituto Politécnico, começa às 17h30, na Praça da República, e pretende, de acordo com a organização, «aproximar cientistas da restante sociedade através da organização de eventos que promovem ações de divulgação científica de forma lúdica e acessível, em várias cidades europeias em simultâneo».

Aqui, os participantes podem ficar a conhecer o que os cientistas fazem e perceber como é ter essa profissão através da observação.

Em Évora, a “Ciência para os desafios globais” é o tema desta edição.

«A partir de trabalhos de investigação, demonstrações científicas, jogos, visitas temáticas e atividades online, pretende-se consciencializar o público e provocar a reflexão sobre os desafios globais, tais como a sustentabilidade ambiental, económica e social», refere a organização.

A programação conta com 80 atividades presenciais e 12 online.

Nesta cidade, o programa decorre entre as 17h00 e as 22h30, na Praça 1º de Maio.

 



Comentários

pub