250 jovens participaram no Programa de Férias de Verão do Gabinete da Juventude, da Câmara de Albufeira, que se realizou em Julho e Agosto.
Os jovens, com idades entre 10 e 18 anos, participaram ativamente nas várias atividades lúdicas e pedagógicas no âmbito do projeto que promove, não só a socialização como também o desenvolvimento de habilidades físicas e pessoais.
Durante os meses de Julho e Agosto, os participantes foram divididos em dois grupos etários: Infantis em Ação (dos 10 aos 12 anos de idade) e Juventude em Ação (dos 13 aos 18 anos de idade) e tiveram a oportunidade de explorar diversos parques aquáticos e temáticos, para além de participar em atividades desportivas como stand up paddle, long board, caiaques, tiro ao alvo, rapel, slide, paintball, dança e malabarismo.
O programa incluiu, ainda, visitas à Barragem de Santa Clara e ao Centro Ciência Viva que proporcionaram experiências diversificadas e muito enriquecedoras para os jovens albufeirenses.
Este ano, as “Férias de Verão GAJ” integraram três grupos diferentes por quinzena, ao longo de quatro quinzenas, num total de 64 participantes por quinzena.
«O sucesso das Férias de Verão GAJ é motivo de grande satisfação, especialmente ao ver como as atividades são bem recebidas pelos mais jovens», afirma José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.
O edil garantiu que «esta é uma experiência enriquecedora para todos os participantes, visto que num ambiente seguro e saudável, promove-se a mobilidade, incentiva-se a prática desportiva e desenvolvem-se competências sociais e emocionais, em dinâmicas lúdicas que exploram a aprendizagem em regime não formal».
Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador responsável pelo Pelouro do Desporto e Juventude, referiu que o investimento no bem-estar e desenvolvimento dos jovens é essencial.
«A criação destas iniciativas, para além de contribuírem para o crescimento das crianças e dos jovens do nosso concelho, tem, ainda, uma vertente muito importante que passa pelo apoio aos pais durante um período de grande intensidade laboral. Esta é, sem dúvida, a demonstração clara do empenho do Executivo em construir uma sociedade mais ativa, melhor informada, mais resiliente e com maior capacidade de socialização», sublinhou.
Comentários