Um «evento dedicado à arte da harmonização entre duas das mais icónicas iguarias gastronómicas: o vinho e o queijo». É assim que os Supermercados Apolónia anunciam o lançamento da sua Feira do Vinho e Queijo, que vai decorrer de 5 a 22 de Setembro, nas lojas e online.
Este ano, a marca algarvia decidiu inovar e em vez de realizar a 14ª edição da Feira do Vinho, optou por avançar com um novo conceito para «potenciar a qualidade e variedade da sua Garrafeira e Charcutaria, que são das maiores e mais prestigiadas do país».
Esta iniciativa irá decorrer nas três lojas físicas dos Supermercados Apolónia (em Almancil, Galé e Lagoa) e loja online, oferecendo uma experiência diferenciadora para os apreciadores de vinho e queijo.
Com uma seleção de mais de 450 vinhos e cerca de 200 queijos, foi criado um catálogo, com promoções até 50%, onde, em cada região vinícola, existe um pairing de vinho e queijo selecionado especialmente por 19 chefs e sommeliers de alguns dos melhores restaurantes do Algarve.
A Feira do Vinho e Queijo Apolónia conta assim com a colaboração destes especialistas responsáveis pela criação de harmonizações ideais entre vinhos e queijos, proporcionando ao consumidor uma experiência gastronómica de excelência, com sugestões únicas.
Dos convidados, destacam-se nomes como Dieter Koschina (2 estrelas Michelin desde 1999), do restaurante 2 estrelas Michelin do Vila Joya, Henrique Leis, do restaurante Henrique Leis (estrela Michelin de 2000 a 2019), José Lopes, restaurante Bon Bon (estrela Michelin 2022) ou Miguel Martins, sommelier do restaurante Authentic.
Este catálogo apresenta 13 secções/regiões de vinhos nacionais: Douro, Dão, Bairrada, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Vinho Verde, Madeira e Açores, uma novidade este ano, Espumantes e Vinho do Porto.
Já nos Vinhos Internacionais contam com 11 secções/regiões: Espanha, França, Itália, EUA & Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha (novidade este ano) e Champagne.
Por curiosidade, o prestigiado Petrus, um dos vinhos mais caros do mundo, estará em destaque nas ofertas.
Os queijos estarão organizados por países, oferecendo uma viagem pelos sabores de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suíça, Itália, Grécia, Reino Unido e EUA.
Com mais de 140 variedades, existem novidades como o queijo Tine Geitost, da Noruega, com sabor a caramelo, e alguns exclusivos em Portugal, como é o caso de alguns queijos franceses, e os Pecorinos da gama Amatrice, Itália.
Para Ângela Sarmento, diretora de Marketing e Comunicação, “esta feira reflete o nosso compromisso em oferecer experiências gastronómicas de excelência. Este ano quisemos inovar e, ao vinho, juntámos queijos de qualidade superior, criando oportunidades únicas de descoberta e degustação”.
“Com o apoio de Chefs e Sommeliers reconhecidos, apresentamos harmonizações exclusivas que realçam o melhor de cada produto. Além dos 19 convidados, contamos também com harmonizações selecionadas pelos nossos especialistas Arlindo Ribeiro, responsável pela Garrafeira de Almancil e pela variedade de vinhos das nossas lojas, e Alda Gonçalves, com exatamente as mesmas funções, mas na Charcutaria. Para nós é um orgulho tê-los neste projeto”, acrescenta.
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