O Farense perdeu este domingo no reduto do FC Porto, por 2-1, e agravou aquele que já era o seu pior arranque de temporada na I Liga de futebol, com a quinta derrota consecutiva nas cinco jornadas iniciais.
Os golos de Galeno, 48 minutos, de grande penalidade, e Samu Omorodion, aos 75, valeram o triunfo aos portistas, contra o tento de Tomané, aos 51, na 26ª derrota em 26 jogos dos algarvios como visitantes para a I Liga no reduto dos “dragões”.
A partida foi dominada pelos anfitriões, que acertaram quatro vezes nos “ferros” e viram Ricardo Velho evitar uma “mão cheia” de golos.
Na visita ao Estádio do Dragão, José Mota operou cinco alterações no onze – estreias absolutas de Derick Poloni, Raúl Silva e Mehdi Merghem, além de Marco Moreno e Miguel Menino – e mexeu também no modelo tático, com a utilização inédita de três centrais.
O treinador do Farense tentou dar mais segurança defensiva à equipa, mas o início pressionante do FC Porto acabou por encontrar vários “buracos” no sistema algarvio, com praticamente uma “mão cheia” de oportunidades claras nos 20 minutos iniciais.
Além de duas bolas nos postes, por João Mário (três minutos) e Otávio (12), Ricardo Velho evitou as tentativas de Nico González (12), Galeno (15) e Pepê (18) numa fase em que só Tomané criou relativo perigo, num pontapé de bicicleta à figura de Diogo Costa (cinco).
Os portistas diminuíram o ritmo, mas mantiveram o controlo da partida perante um Farense recuado e sem hipóteses para conseguir transições, mas antes do intervalo Ricardo Velho voltou a evidenciar-se em remates de Nico González (35) e Iván Jaime (40).
Os golos que faltaram na primeira parte chegaram rapidamente após o reatamento, com Galeno a converter uma grande penalidade após puxão de Marco Moreno sobre si próprio, aos 48 minutos, enquanto Tomané aproveitou um erro de Otávio para correr para a área e finalizar de forma certeira (51).
A igualdade pareceu dar outra confiança ao Farense, que em poucos minutos colocou à prova Diogo Costa em remates de Marco Moreno e Rafael Barbosa, mas o FC Porto rapidamente voltou ao controlo da partida, com várias ocasiões antes do 2-1.
Nico González (66) e Galeno (70) acertaram nos postes, antes de Velho voltar a ganhar novo duelo com Pepê (67) e Galeno (71).
No lance do segundo golo dos “dragões”, aos 75 minutos, o guarda-redes do Farense ainda evitou o primeiro remate de Alan Varela, mas não conseguiu suster a recarga de Samu Omorodion.
No próximo domingo, dia 22 de Setembro, o Farense, que continua no 18º e último lugar, sem pontos, recebe o Arouca, em jogo da 6ª ronda da I Liga marcado para as 18h00.
Comentários