O modelo está «consolidado», o público «fidelizado» e as expetativas são boas. Os Concertos ao Entardecer regressam já esta sexta-feira, 6 de Setembro, com nomes como Luca Argel, Pedro Branco e Jasmim, e dois denominadores comuns: a música e o pôr do sol.
Os palcos da iniciativa voltam a ser os mesmos. Os concertos acontecem às sextas-feiras, às 18h30, no Largo da Igreja, na Ilha da Culatra, aos sábados, às 19h00, na Galeria Arco, em Faro, e aos domingos, às 17h30, na Fortaleza de Sagres.
O primeiro convidado desta edição é Luca Argel, que se apresenta no dia 6 de Setembro, na Ilha da Culatra, e no dia 8, no Auditório da Fortaleza de Sagres.
Neste caso, o habitual concerto na Galeria Arco não acontece devido à realização do Festival F, de 5 a 7 de Setembro, período durante o qual o pátio da Galeria Arco, onde fica sediada a ArQuente, se transforma num dos palcos do festival.
Luca Argel nasceu no Rio de Janeiro e fixou-se em Portugal, onde reside há mais de 10 anos. A trajetória do cantor, compositor e escritor começou em 2012 com o lançamento do primeiro livro ‘esqueci de fixar o grafite’. Logo depois, uma súbita mudança para Portugal acaba por despertar novos caminhos musicais e poéticos.
Em 2016, edita o seu álbum de estreia ‘Tipos que tendem para o silêncio’, a que se segue ‘Bandeira’, em 2017, e ‘Conversa de Fila’, em 2019.
Em 2021, regressa às edições com o aclamado ‘Samba de Guerrilha’, álbum conceptual, onde Luca Argel resgata a memória e recria velhos sambas com uma musicalidade inventiva e radicalmente transformada.
Em declarações ao Sul Informação, Fúlvia Almeida, presidente da ArQuente, organizadora dos Concertos ao Entardecer, explica que não há «grandes novidades» para esta edição, até porque o «modelo já está consolidado».
«Nós sentimos que já temos o público fidelizado e é engraçado porque há pessoas a marcar férias de propósito para esta altura para apanharem os Concertos ao Entardecer», conta também.
No fim de semana de 13, 14 e 15 de Setembro, o sol despede-se ao som da mestria de Pedro Branco, que já é um repetente nos Concertos ao Entardecer, onde participou como guitarrista de várias bandas e artistas que marcaram presença noutras edições. Mas, desta vez Pedro Branco estará com o seu projeto a solo.
Membro da banda You Can’t Win, Charlie Brown, fundador do projeto iconoclasta Old Mountain e guitarrista em projetos como o do cantautor Tiago Bettencourt, é com este primeiro disco a solo, intitulado “A Narrativa Épica do Quotidiano”, que se apresenta e se afirma como compositor e «contador de histórias que ninguém quer ouvir».
O Ciclo de Concertos ao Entardecer fecha com Jasmim, que atua nos dias 20, 21 e 22 de Setembro. Jasmim é Martim Braz Teixeira, que inaugurou o seu percurso musical em 2014 (como teclista) no quinteto de surf rock psicadélico Mighty Sands. O single “Primavera” (2016) e o EP “Oitavo Mar” (2017) abriram caminho para “Culto da Brisa”, o seu primeiro longa duração, lançado em 2019. No primeiro trimestre de 2021, Jasmim lançou o seu segundo álbum, “Acordado ou a Sonhar”. Em 2023 lançou “Dias em Branco”.
Para Fulvia Almeida, a grande dificuldade de mais esta edição acabou por ser o facto de «escolher entre um leque tão variado de artistas, o que implica alguma ginástica, às vezes até financeira».
«O que queremos é que, se não for melhor, que corra como no ano passado, que já foi muito bom», conclui.
Os Concertos ao Entardecer têm o apoio da Câmara Municipal de Faro, da empresa Museus e Monumentos de Portugal (integrando a programação “Fortaleza Cultural”, com o tema “Patrimónios de Liberdade”) e da União de Freguesias de Faro.
Além disso, a iniciativa conta com a parceria da Associação de Moradores da Ilha da Culatra e o apoio do restaurante Tertúlia Algarvia e da seguradora Falcão Marques Seguros.
Os bilhetes, reservas e informações podem ser pedidas para o e-mail [email protected]
Datas, Horários e Locais dos Concertos:
LUCA ARGEL
6 de Setembro (18h30) – Ilha da Culatra
8 de Setembro (17h30) – Fortaleza de Sagres
PEDRO BRANCO
13 de Setembro (18h30) – Ilha da Culatra
14 de Setembro (19h00) – Galeria Arco, Faro
15 de Setembro (17h30) – Fortaleza de Sagres
JASMIM
20 de Setembro (18h30) – Ilha da Culatra
21 de Setembro (19h00) – Galeria Arco, Faro
22 de Setembro (17h30) – Fortaleza de Sagres
Comentários