A Plataforma ODSlocal vai distinguir três projetos a nível nacional que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030 e quem se quiser inscrever pode fazê-lo até ao dia 1 de Outubro.
O Prémio ODSLocal na categoria “Projetos” será atribuído no decorrer da Conferência ODSlocal 2024 ‘Partilhar Experiências, Transformar Futuros’, no dia 22 de Novembro, em Pombal, onde serão apresentadas as vérias iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacaram pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável.
As candidaturas ao Prémio ODSlocal são gratuitas e encontram-se atualmente a decorrer, sendo que os interessados em participar terão até ao dia 1 de Outubro para candidatarem os seus projetos.
De acordo com a organização, o prémio é lançado pelo consórcio da Plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa pioneira a nível mundial.
Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 125 municípios de todo o país e mapeados mais de 1.247 projetos locais desenvolvidos por vários tipos de entidades.
Além disso, há a destacas as 2.773 boas práticas de autarquias que constam na Plataforma ODSlocal «e mostram um forte compromisso em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária para cumprirem os 17 ODS propostos pela ONU».
Além do reconhecimento e notoriedade, o Prémio ODSlocal traduz-se por um apoio monetário individual aos projetos vencedores que concorrem na categoria “Projetos”.
As inscrições podem ser feitas aqui e estão abertas a entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, e serviços locais de entidades públicas que desenvolvam atividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social.
As autarquias poderão fazer parte das candidaturas, em parceria com outras entidades, desde que não sejam as principais promotoras dos projetos.
As candidaturas serão avaliadas pelo seu impacto, que terão de estar alinhados com os objetivos dos ODS e contribuir de forma relevante para as metas de pelo menos três ODS diferentes.
Os projetos têm ainda de ser georreferenciáveis e ter estado ativos em Portugal no último ano.
O Prémio ODSlocal vai ser atribuído por um júri que integra a Fundação “la Caixa”, membros da Comissão Científica ODSlocal, um especialista convidado e o coordenador do consórcio ODSlocal, que presidirá.
Os projetos vencedores do Prémio ODSlocal serão anunciados publicamente no âmbito da 5ª Conferência ODSlocal, que decorrerá a 22 de Novembro, a partir das 14h00, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, com transmissão online.
Comentários