O algarvio João José, selecionador português de voleibol, festejou esta terça-feira o apuramento para o próximo Campeonato do Mundo de seniores masculinos, que se disputará nas Filipinas em 2025, 23 anos depois da última presença, então como jogador.
A equipa das quinas está apurada diretamente para o Mundial, marcado para 12 a 28 de Setembro do próximo ano, anunciou a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Qualificaram-se automaticamente para o Mundial 2025 de masculinos duas seleções – a anfitriã, Filipinas, e a atual campeã mundial, a Itália.
De acordo com o novo sistema de qualificação, 15 vagas foram concedidas durante os campeonatos continentais de 2023 e as 15 vagas restantes foram preenchidas pelas melhores seleções no “ranking” mundial no final do mês de Agosto, entre as quais Portugal.
A FIVB avançou ainda que, a partir desta edição, os participantes no Mundial passam de 24 para 32 e serão distribuídos, numa primeira fase, por oito grupos de quatro seleções, com os dois primeiros classificados a seguirem para a fase a eliminar.
Será o regresso, desta vez como selecionador nacional, de João José, de 46 anos e natural de Portimão, a um Campeonato do Mundo, após a participação em Argentina’2002, onde foi distinguido como o melhor blocador, tendo dividido então o prémio monetário com os seus colegas de equipa, que levaram Portugal ao oitavo lugar.
«Voltar a estar em mais uma fase final, desta vez do Campeonato do Mundo, é mais uma oportunidade para trabalharmos e competirmos com os melhores no sentido de continuar a desenvolver e consolidar a nossa posição no voleibol internacional. A seleção nacional, através da Federação Portuguesa de Voleibol [FPV], tem vindo nos últimos anos a trabalhar neste sentido e é muito gratificante ver assim atingido este objetivo», afirmou João José, citado pela federação.
A presença com regularidade em fases finais, acrescentou o técnico, é um dos fatores que poderá tornar a seleção «mais forte no futuro e mais próxima dos níveis de desempenho e de excelência» pretendidos.
Na sua carreira de jogador, João José representou Machico, Marítimo, Castelo da Maia, VFR Friedrichshafen (Alemanha) e Fonte do Bastardo, contabilizando nove títulos de campeão nacional e um título europeu pelo emblema germânico, em 2007.
O ex-capitão da equipa das quinas integra, desde 2018, a equipa técnica da seleção nacional, tendo iniciado o percurso de selecionador masculino em 2021.
Comentários