«Uma noite inesquecível, onde a ciência e a diversão se encontra». Esta é a promessa do Centro Ciência Viva de Lagos para 27 de Setembro, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.
Este evento, que acontecerá em simultâneo em várias cidades europeias, é «uma oportunidade única de descobrir como a ciência está a moldar o nosso futuro».
O tema deste ano, “Abrace a Ciência: Empoderar Mentes e Fortalecer a Investigação em Escolas e Comunidades”, vai ao encontro da necessidade urgente de adaptação às alterações climáticas.
No CCV Lagos, neste que é o único evento a sul do Tejo, o programa inclui palestras com especialistas de renome, atividades interativas sobre biodiversidade, cidades sustentáveis e muito mais.
Com entrada gratuita e um ambiente repleto de música ao vivo e degustação de produtos locais de pegada reduzida, esta será uma noite para todas as idades.
PROGRAMA
18h00 »» 21h00
18h00 Atividades de sensibilização para as Adaptações às alterações climáticas:
Biodiversidade nos Ecossistemas | Energia Verde | Cidades Sustentáveis | Os diferentes tipos de plástico | Alerta para os microplásticos
18h30 Música com com Black Bird Duo
19h00 Conversas com Investigadores sobre as Alterações Climáticas
1 Os Minerais Revelam o Clima do Passado
Fernando Rocha (Universidade de Aveiro)
2 Alterações Climáticas na Europa Medieval – um mundo em mudança.
Maria Rosário Bastos (Universidade Aberta e Universidade do Porto)
3 A “Pequena Idade do Gelo”: uma Europa alagada e a tremer
Olegário Pereira (Universidade Nova de Lisboa)
20h00 Degustação um menu de Pegada Reduzida com produtos locais.
20h30 Música com Black Bird Duo
CONVERSAS
Maria Rosário Bastos (Universidade Aberta e CITCEM, Universidade do Porto) apresentará a palestra Alterações Climáticas na Europa Medieval – Um Mundo em Mudança, abordando como as variações climáticas durante a Idade Média influenciaram eventos históricos, como a ocupação da Gronelândia e as Cruzadas, com um olhar atento sobre as interações entre meteorologia e clima.
Fernando Rocha (Universidade de Aveiro) trará a palestra Os Minerais Revelam o Clima do Passado, onde explicará de que forma os minerais secundários são essenciais para reconstituir a evolução de bacias sedimentares e desvendar a história climática de diferentes eras geológicas.
Olegário Pereira (MARE – Universidade Nova de Lisboa e ARNET) contribuirá com a palestra A “Pequena Idade do Gelo”: Uma Europa Alagada e a Tremer, explicando as drásticas condições climáticas da Pequena Idade do Gelo e como elas forçaram as sociedades europeias a adaptar-se a invernos rigorosos, tempestades e inundações frequentes.
Fernando Rocha
Universidade de Aveiro
Fernando Rocha, professor catedrático do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (UA), coordenador da Unidade de investigação GeoBioTec – GeoBioCiências, Geotecnologias e Geoengenharias, coordenador do Grupo de Investigação 3G – Geociências, Geotecnologias e Geoengenharias, diretor de Curso do Programa Doutoral em Geociências, vice-presidente da ICAM – International Commission of Applied Mineralogy.
Maria Rosário Bastos
Universidade Aberta
Licenciada em História e mestre em História Medieval pela Universidade do Porto. Doutorada pela Universidade Aberta, onde é docente no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão. Prémio de História “Vasco de Carvalho” com a dissertação de mestrado sobre “Santa Maria de Oliveira”. O seu doutoramento, premiado com o Grande Prémio de História Medieval A. de Almeida Fernandes, focou o Baixo Vouga medieval. Orienta trabalhos de doutoramento e pós-doutoramento. Investigadora do CITCEM, é membro de várias redes de História Ambiental e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade Aberta. membro da Report(h)a – Rede Portuguesa de História Ambiental e da Sociedade Europeia de História Ambiental, bem como membro fundador da Rede Internacional de Investigação BRASPOR
Olegário Pereira
Universidade Nova de Lisboa
Olegário Pereira realizou a licenciatura em História e o mestrado em História Medieval e do Renascimento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorou-se em Ciências do Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPG-MA/UERJ), reconhecido posteriormente pela Universidade Aberta/Portugal e realizou pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Aberta onde é docente/formador. É vice-coordenador da Rede BRASPOR e coordenador da linha de investigação em História Ambiental do NOVAcoastLAB do MARE-NOVA – Universidade Nova de Lisboa.
Comentários