Tudo começou há 10 anos, como resposta a um convite do governo da altura e com «uma pequena mostra de artesanato e produtos». Hoje, a Dieta Mediterrânica está cada vez mais viva em Tavira e volta a mostrar-se em mais uma feira, inaugurada esta quinta-feira, 5 de Setembro.
No seu discurso inicial, Ana Paula Martins, presidente da Câmara Tavira, fez questão de relembrar tudo o que foi necessário passar-se para a Feira ser o que é hoje: desde o envolvimento com parceiros locais e regionais, os financiamento de fundos comunitários, o acrescentar de «outras vertentes da Dieta e motivos de interesse para quem nos visita», a sensibilização constante da comunidade, as exposições, seminários, campanhas, entre outros.
«Quisemos também incluir os mais novos, editámos um livro infantil sobre a Dieta, fizemos cartas da memória com a temática da Dieta, oferecemos lancheiras com a inclusão de lanches saudáveis, trabalhámos em parceria com os Centros de Saúde para promover este regime alimentar. Ultimamente, temos editado um folheto com os alimentos do mês e as receitas para o uso desse mesmo alimento, de forma a promover os produtos locais, mediante a estação do ano e, ao mesmo tempo, promover o nosso Mercado Municipal», disse ainda a autarca.
«Muito foi feito nestes últimos 10 anos e aquilo que eu sinto é que a Dieta está cada vez mais viva no nosso sangue e na nossa essência. Nunca, desde a candidatura, a Dieta Mediterrânea foi um projeto unicamente de Tavira, foi sempre um projeto nacional e regional que resultou do trabalho conjunto de muitas entidades públicas e privadas», afirmou Ana Paula Martins.
Nas palavras de José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, «a Feira da Dieta Mediterrânica, reconhecida como Património Mundial Imaterial em 2013, tendo como comunidade representativa Tavira, é um bom exemplo daquilo que é política de coesão».
«A Câmara Municipal faz aqui um grande investimento, um investimento em rede, com as entidades, com as câmaras. E aquilo que eu tenho visto, e todos nós, os que temos tido o privilégio de participar neste evento, é que em cada ano o produto local tem uma apresentação melhor», frisou, realçando também o investimento cultural.
Este ano, a feira conta com um cartaz musical que terá Rui Veloso, Sara Correia e Fernando Daniel.
Além disso, a grande novidade é que o INATEL quis “patrocinar” um palco – o palco lota, dedicado à cultura portuguesa.
No total, a Feira da Dieta Mediterrânica tem, este ano, 170 expositores: 45 institucionais e 125 ligados aos setores do agroalimentar e artesanato.
Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação
Comentários