VRSA lança primeira pedra do futuro Skate Park

Infraestrutura vai ser instalada no Complexo Desportivo

A primeira pedra do futuro Skate Park de Vila Real de Santo António, que ficará instalado no Complexo Desportivo deste concelho, foi lançada na passada segunda-feira, 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude.

Esta infraestrutura, que custará cera de 93 mil euros, está inserida numa área abrangida pelo Plano Diretor Municipal (PDM) de VRSA destinada a equipamentos desportivos ao ar livre e deverá estar concluída até final do ano.

O Skate Park, que ocupará uma área de cerca de 540 metros quadrados, «foi cuidadosamente planeado para oferecer um espaço de vanguarda, tanto do ponto de vista técnico como visual. Esta infraestrutura incluirá diversos equipamentos, como um quarter, uma pirâmide, um murete inclinado, um bank, um corrimão e um curb», segundo a Câmara de VRSA.

«À exceção do corrimão, que será construído em aço galvanizado, todos os equipamentos serão executados em betão moldado, assegurando as condições ideais para a prática de street skate, BMX e patins. A uniformidade dos materiais e cores garantirá que o Skate Park se integre perfeitamente no espaço envolvente, em harmonia com o restante Complexo Desportivo», acrescenta.

Este projeto «tem como objetivo principal atender às necessidades dos praticantes de desportos radicais, proporcionando-lhes um espaço adequado e seguro que permita a realização de uma grande variedade de manobras. A criação desta infraestrutura visa também reduzir comportamentos de marginalização em espaços inadequados, ao concentrar a prática destas modalidades num local apropriado».

A sessão contou com Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA, e com Custódio Moreno, diretor regional de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude, que «destacaram a importância desta nova infraestrutura, há muito reivindicada pelos jovens do concelho, para a promoção da prática desportiva, sublinhando o papel do Skate Park na criação de um espaço seguro e moderno para desportos radicais».

No mesmo dia, foi anunciado o vencedor da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem de VRSA, o projeto “Renascimento”, que tem como tema base o legado de António Aleixo e «pretende a renovação estética do edifício da Casa da Juventude, incentivando, de igual forma, a produção e a criação artística jovem no concelho».

O anúncio do vencedor foi feito por Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização, que esteve em Monte Gordo na segunda-feira, no âmbito do Festival da Juventude, e por Álvaro Araújo.

Ainda em Monte Gordo, a ministra contactou com os jovens presentes, visitou o recinto do Festival da Juventude e jantou com voluntários do evento.

 

 



Comentários

pub