Universidade do Algarve volta a ter taxa de colocação superior à média

A taxa de colocação subiu de 94,2% para 94,9% na UAlg

1530 novos estudantes foram colocados na Universidade do Algarve (UAlg) na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), cujos resultados saíram este sábado, 25 de Agosto. A academia algarvia registou uma taxa de colocação de 94,9%, superior aos 91,4% verificados a nível nacional. 

«A taxa de colocação subiu de 94,2% para 94,9%. É o quinto ano consecutivo que tal se verifica, sempre com taxas de colocação superiores a 90% o que traduz um elevado grau de ajustamento da oferta à procura dos estudantes», diz a UAlg, numa nota enviada à imprensa.

Reflexo do aumento do número de colocados e da melhoria da taxa de colocação, o número de vagas sobrantes baixou de 107 para apenas 99. É a segunda vez que esse número é inferior a 100, verificando-se que 34 dos 45 cursos oferecidos preencheram a totalidade das vagas oferecidas na 1.ª fase do CNAES.

Para o reitor Paulo Águas, «os resultados da UAlg traduzem a consolidação que tem vindo a ocorrer nos últimos anos, reflexo de uma estratégia que dá prioridade à adequação da oferta e à melhoria contínua da qualidade do ensino, num contexto de forte concorrência entre as Instituições de Ensino Superior, em que as maiores têm vindo a dar sinais de querer continuar a crescer».

Segundo a nota de imprensa divulgada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, «encontra-se concluída a colocação na primeira fase do 48.º concurso nacional de acesso, tendo sido admitidos, em 2024, 49.963 novos estudantes no ensino superior público, o que corresponde a um crescimento de 1,1% em relação à mesma fase do concurso de 2022».

Dos candidatos à primeira fase do concurso, 85,7% foram já colocados, sendo que 87,8% dos estudantes foram colocados numa das suas três primeiras opções.

Para 2024/25 as IES de Lisboa ofereceram mais 230 vagas (+1,65% face ao anterior), tendo-se verificado uma redução a nível nacional de 772 candidatos (-1,31% face ao anterior).

Antevendo-se nos próximos anos a manutenção da redução do número de candidatos, a ritmos mais intensos do que ocorreram nos últimos três anos, os desafios para o recrutamento de novos estudantes serão crescentes para as IES que não se localizam em grandes centros urbanos, como é o caso da UAlg.

O processo de matrícula e inscrição para os estudantes colocados na Universidade do Algarve realiza-se nos dias 26, 27, 28 e 29 de Agosto e é exclusivamente online.

Este ano, a UAlg volta a colocar à disposição dos novos estudantes uma linha de atendimento 289 244 457 (de 26 a 29 de Agosto, das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00), para esclarecimento de dúvidas no processo de matrícula online, alojamento e bolsas de estudo de ação social. Está ainda disponível o e-mail [email protected] para esclarecimentos.

Um dia repleto de atividades, que promete marcar o primeiro contacto com a comunidade académica, é o que a Universidade do Algarve vai oferecer aos novos estudantes para lhes dar as boas-vindas.

No dia 9 de Setembro, além da cerimónia de acolhimento, às 8h45, no Pavilhão Municipal da Penha (Faro), as novidades distribuem-se ao longo do dia e incluem um Sunset com o Quiz “Dr. Why Portugal”, Stand up comedy, com Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), e o Dj Ride.

De 14 a 29 de Setembro, vão realizar-se várias atividades sociais, culturais e desportivas, tendo em vista a integração dos novos estudantes no universo UAlg e na região.

Também de Setembro a Janeiro de 2025, decorrem workshops de sobrevivência, uma vez por mês, à terça-feira, no Campus da Penha (local a definir), e à quinta-feira, no Campus de Gambelas, anfiteatro D, de modo a dar respostas às possíveis dificuldades dos estudantes.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub