Yolanda Hopkins alcançou este domingo, 11 de Agosto, o 5º posto no US Open of Surfing, quarta e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series 2024. A surfista algarvia foi eliminada nos quartos-de-final em Huntington Beach, na Califórnia.
Em jogo nesta competição estão as vagas para o circuito mundial de 2025 da World Surf League.
Depois de se ter evidenciado nas fases anteriores e de ter sido a única portuguesa a garantir vaga para o dia final da prova norte-americana, Yolanda acabou por não encontrar ondas de qualidade no heat 3 dos quartos-de-final, onde foi superada pela australiana e ex-top mundial Bronte Macaulay.
«Após um arranque de bateria equilibrado, Macaulay acabou por ser mais forte na segunda metade do heat, com Yolanda a não descortinar uma onda de potencial que oferecesse a possibilidade de reviravolta na disputa», explica a Associação Nacional de Surfistas.
A australiana somou 10 pontos, que foram suficientes para superar os 8,70 de Yolanda.
Ainda assim, Yolanda conseguiu igualar o melhor resultado da carreira neste circuito, que tinha sido alcançado já este ano na etapa de Sydney, na Austrália. Hopkins subiu assim do 13.º ao 12.º posto do ranking, onde as cinco melhores surfistas garantem vaga no World Tour do próximo ano.
A portuguesa Francisca Veselko ficou com o 17.º nas ondas de Huntington Beach, que a deixam no 19.º posto do ranking. Teresa Bonvalot terminou na 25.ª posição e desceu uma posição no ranking, até ao 17.º lugar. Mafalda Lopes não fez melhor que o 41.º posto, estando no 47.º posto do ranking.
Na prova masculina, os surfistas portugueses não conseguiram superar a ronda inaugural, com Frederico Morais e Guilherme Ribeiro a terminarem ambos no 73.º posto, estando no 67.º e 79.º posto do ranking, respetivamente.
O circuito Challenger Series regressa a 29 de Setembro, com a etapa da Ericeira, em Portugal, que é a penúltima da temporada e será decisiva para as aspirações nacionais. Depois, o circuito termina em Saquarema, no Brasil, entre 12 e 20 de Outubro.
Comentários