Sismo desta madrugada já teve seis réplicas até agora

Réplicas de pequena magnitude não têm sido sentidas pela população

O sismo de magnitude 5,3 (escala de Richter) que esta madrugada, pelas 5h11, teve epicentro cerca de 60 quilómetros a Oeste de Sines e a 25 quilómetros de profundidade, já teve seis réplicas registadas, mas não sentida, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

As réplicas, todas de pequena magnitude, foram registadas na rede do IPMA às 5h47 (1.2), 6h40 (1.1), 7h14 (0.9), 7h27 (1.0), 11h44 (1.6) e 11h56 (1.5).

Este sismo, que não causou danos, foi sentido com intensidade máxima IV/V na Escala de Mercalli Modificada (MM56) na região de Setúbal, Lisboa, Beja, Faro, Santarém e Leiria, tendo sido sentido com menor intensidade no resto do território do continente.

Decorridas as primeiras horas pós-sismo tinham já sido rececionados no IPMA, através do questionário macrossísmico online, mais de 10000 testemunhos referenciando os efeitos deste sismo.

= IPMA explica que «a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas».

Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

A informação está atualizada em permanência também na app sismos@IPMA.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub