O secretário de Estado do Turismo, visitou, no dia 31 de Julho, o “Hotel do Castelo”, atualmente em construção pelo grupo familiar Algarveresorts, situado nas Sesmarias, Albufeira.
O objetivo da visita de Pedro Machado foi, segundo o grupo hoteleiro, «destacar as soluções inovadoras e sustentáveis que estão a ser implementadas neste empreendimento, que ambiciona tornar-se um exemplo de auto-suficiência energética no setor hoteleiro, já em Junho de 2025».
Com o design interior pela Nini Andrade Silva, o “Hotel do Castelo” será «um modelo de sustentabilidade, projetado para alcançar quase 100% de eficiência energética», acrescenta a nota.
Para isso, serão implementadas várias medidas, nomeadamente de Eficiência Energética: o projeto inclui sistemas de construção com elevada eficiência térmica, 300 kW de painéis fotovoltaicos que geram mais de 80% da energia necessária para a operação do hotel, baterias com capacidade de armazenamento de 1 MW, bombas de calor com eficiência 4,5 vezes superior aos termoacumuladores tradicionais, além de sistemas de domótica para otimização do consumo energético.
As medidas passam ainda pela gestão de Recursos Hídricos: para redução do consumo de água, foi instalado um sistema de tratamento de águas cinzentas que reaproveita cerca de 60% das águas provenientes de chuveiros e lavatórios, destinando-as à rega e autoclismos.
Por outro lado, a escolha das espécies de árvores e arranjos exteriores foi planeada para minimizar o uso de água, tendo em conta as características áridas da região algarvia.
Durante a visita, o secretário de Estado Pedro Machado elogiou os esforços do Grupo Algarveresorts em promover práticas sustentáveis no setor hoteleiro, destacando o impacto positivo que o “Hotel do Castelo” terá na economia local e no turismo sustentável da região.
Comentários