As 200 casas a custos controlados que estão a ser construídas na zona de Vale de Lagar, em Portimão, destinadas a habitação própria permanente, foram sorteadas no dia 25 de Julho, numa sessão pública.
As habitações sorteada são das tipologias T1 (85 fogos), T2 (105) e T3 (10), tendo sido recebidas 358 candidaturas. «Destas, a comissão de análise excluiu 150 e admitiu 208, distribuídas da seguinte forma: tipologia T1 – 106 candidatos, T2 – 79 candidatos e T3 – 23 candidatos», segundo a Câmara de Portimão.
«Na primeira fase do concurso, relativa aos candidatos com idades entre os 18 e os 35 anos, houve 74 candidaturas a habitações T1, 34 a T2 e oito a T3. Na segunda fase, para candidatos com idades entre os 36 e os 45 anos, registaram-se 16 candidaturas a T1, 33 a T2 e dez a T3. Já na terceira fase, destinada a candidatos com idade superior a 46 anos, verificaram-se 16 candidaturas a T1, 12 a T2 e cinco a T3.
No seguimento do sorteio, foram atribuídas habitações a todos os candidatos dos 18 aos 35 anos admitidos, nas seguintes tipologias: T1 (74 habitações); T2 (33 + uma habitação alocada a um candidato prioritário, de acordo com o regulamento do concurso); T3 (oito habitações).
Quanto aos candidatos entre os 36 e os 45 anos, foram alocadas 11 habitações T1 (ficando cinco candidatos como suplentes), enquanto para a tipologia T2 foram alocadas quatro habitações a candidatos prioritários e 29 para os restantes candidatos, garantindo habitação para todos os candidatos. Para a tipologia T3, foram alocadas duas habitações, uma das quais a candidato prioritário, ficando oito candidatos como suplentes.
Em relação aos candidatos com mais de 46 anos, não foram alocadas habitações T1, por já terem sido todas atribuídas, tendo ficado 16 candidatos como suplentes, um dos quais prioritário.
Para a tipologia T2, foram alocadas habitações a todos os 12 candidatos admitidos a sorteio, incluindo um prioritário. Não foram alocadas habitações T3 para os cinco candidatos admitidos, que ficaram como suplentes, incluindo um prioritário.
Para a atribuição dos fogos, o sorteio foi realizado por tipologia de habitação, tendo sido utilizados cartões numerados, retirados e expostos pela presidente do júri, seguindo o critério da idade dos candidatos admitidos e do tipo de venda.
A lista final de candidatos efetivos e suplentes, identificados pela ordem do sorteio, por fase, tipologia e condição preferencial, pode ser consultada aqui.
«Os candidatos efetivos serão contactados pelo promotor GFH – Sunwhere – Real Estate Developer, sito na Rua Sidónio Pais, Edifício São Francisco, Loja A, em Portimão, para dar seguimento à escolha da habitação de acordo com a ordenação do sorteio», acrescentou a Câmara.
Conforme previsto no regulamento, «os contemplados têm um máximo de 90 dias para proceder à assinatura do contrato promessa de compra e venda do imóvel, podendo solicitar esclarecimentos adicionais junto dos serviços da Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde do Município de Portimão, a funcionar no nº 9 do edifício dos Paços do Concelho, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h00».
Comentários