Duas vitórias em etapas, Nicolás Tivani com a camisola laranja e Jesús del Pino em 7º da geral individual é o excelente balanço da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho na 85.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, vencida pelo russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor).
A prova concluiu-se hoje com a 10.ª etapa, um contrarrelógio de 26,6 quilómetros em Viseu, ganha de forma triunfal por Nych, em 34m36s, depois de ontem ter arrebatado a camisola amarela no alto da Senhora da Graça.
No “crono” final, a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho colocou dois corredores no “top-10” – Carlos Oyarzun foi 9º, a 1m01s, e Gaspar Gonçalves 10º, a 1m04s –, enquanto Carlos Salgueiro foi o melhor elemento da AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, no 11º, a 1m13s.
O Louletano foi a equipa mais combativa da Volta, com o argentino Nicolás Tivani constantemente a aparecer em fugas, o que lhe permitiu vestir e manter, até ao final da prova, a camisola laranja, que simboliza o vencedor da classificação por pontos.
A equipa de Loulé somou dois triunfos em etapas, na 2ª tirada, na chegada a Lisboa, por Nicolás Tivani, imediatamente seguido do compatriota Tomas Contte, que por seu lado venceria a 8ª tirada, em Fafe.
Na geral individual, o espanhol Jesús del Pino, do Louletano, foi o melhor representante das equipas algarvias, na 7ª posição, a 4m54s do camisola amarela.
Já a AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense teve uma prestação mais tímida. O espanhol Delio Fernández foi o melhor na geral, no 9º posto, a 5m43s de Nych, e o português Diogo Barbosa deixou boas indicações para o futuro.
Artem Nych, aos 29 anos, é o campeão de 2024, sucedendo ao suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), desta vez 2º classificado, a 1m23s, enquanto Abner González foi 3º, a 2m38s.
Comentários