O Município de Loulé acaba de celebra com o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana o 20º contrato de comparticipação financeira, a 100%, no montante total de 12 895 672,00 euros, para a aquisição 60 fogos.
O contrato é, segundo a autarquia, um «documento de extrema importância» e foi celebrado ao abrigo do Programa 1º Direito, e no âmbito do “Programa de Apoio ao Acesso à habitação” do Plano de Recuperação e Resiliência.
Os fogos em causa encontram-se ainda em fase de construção e resultaram da proposta de venda no âmbito da consulta ao mercado realizada pela Câmara Municipal de Loulé. O Município prevê formalizar a aquisição no decorrer do 2º trimestre do ano 2025.
De acordo com a autarquia louletana, em breve, mas ainda sem data definida, irá abrir o período de candidatura do concurso que dará acesso ao arrendamento apoiado e ao arrendamento acessível, para um universo de 150 fogos.
«É de sublinhar a capacidade de execução do Município de Loulé no âmbito da Estratégia Local de Habitação 2019-2030, encontrando-se, neste momento, entre os 10 municípios a nível nacional que mais contratualizaram no âmbito do PRR. Loulé teve já um valor total de financiamento aprovado de 30 400 832 euros», lê-se ainda na nota.
Comentários