Não foi na massa, mas foi no barro que os munícipes mais novos de São Brás de Alportel meteram as mãos este Verão, no âmbito do programa de ocupação de tempos livres “Férias Divertidas – Atividades da Componente de Apoio à Família” , dirigido às crianças que frequentam o 1º ciclo de Ensino Básico.
Uma das atividades levadas a cabo foi uma oficina gratuita de modelagem de barro, que decorreu nas últimas semanas e durante a qual estão «a nascer corações, cestos, taças e outros objetos que ficarão como recordação do Verão de 2024», feitos pelas mãos das crianças participantes.
«É com muita satisfação que testemunhamos a adesão das nossas crianças a estas atividades de Verão e o desafio do barro está a ser extraordinário, pois não só estimula a criatividade, a destreza manual, mas também reforça os laços e a identidade cultural e o conhecimento das nossas tradições, o que é tão importante. Entendemos que estas atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral dos nossos jovens, proporcionando-lhes oportunidades enriquecedoras que certamente deixarão memórias inesquecíveis”, considera Marlene Guerreiro, a vice-presidente da Câmara de São Brás, responsável pelo pelouro da Educação.
O programa “Férias Divertidas” é uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel, desenvolvida em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas, sob coordenação da Associação “Ensinar a Sorrir”, «para apoiar as famílias na exigente gestão do tempo de férias».
Ao longo dos dois meses, a Câmara e os seus parceiros estão «a proporcionar aos alunos experiências na área desportiva e cultural como, por exemplo: yoga, zumba, rugby, ténis, padel, artes marciais, folclore e outros tipos de dança, modelagem de barro e assistir a demonstrações de obediência canina, assim como ter acesso a ações de sensibilização diversas na área da saúde e social».
Nesta edição, o programa também está a levar os alunos a visitar e vivenciar espaços da vila como o Mercado e Biblioteca Municipal, Quartel de Bombeiros, Museu do Traje, Casa da Serra, exposições no Centro de Artes e Ofícios, na Galeria Municipal e da ODS em Movimento e o cinema no São Brás CineTeatro Jaime Pinto.
Liliana Barros, coordenadora da Componente de Apoio à Família (CAF) “Ensinar a Sorrir” de São Brás de Alportel, considera estas parcerias são uma mais valia para ambas partes, mas especialmente para as crianças.
«Acima de tudo trabalhamos com pessoas, por isso orgulho-me muito do envolvimento dos parceiros e do seu interesse em colaborar. Estas parcerias permitem enriquecer o programa da CAF, promover as atividades envolvidas e, acima de tudo, oferece às crianças novas experiências com artesanato, cultura, desporto, sendo muitas vezes este o primeiro contacto que têm com muitas destas atividades”.
Comentários