Vários concelhos do Algarve e Alentejo estão hoje em risco de incêndio e o distrito de Beja está em alerta devido ao calor.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje em risco muito elevado de incêndio cerca de 70 municípios dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.
Segundo o IPMA, há ainda mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo, e, nos próximos dias, estes níveis de risco de incêndio vão manter-se.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para hoje é esperada uma pequena descida da temperatura no interior e uma subida da temperatura máxima no sotavento algarvio, assim como nebulosidade matinal no litoral oeste, com possibilidade de chuvisco e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.
Beja é ainda um dos seis distritos que estão sob aviso amarelo devido às altas temperaturas desde as 00h00 e até às 18h00 de quinta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje é esperada nebulosidade matinal no litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de chuvisco. O vento será por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Está prevista uma pequena descida da temperatura no interior e uma pequena subida da temperatura máxima no sotavento algarvio.
Os distritos de Castelo Branco e Évora deverão ser hoje os mais quentes, com uma temperatura máxima de 39º Celsius e Aveiro o mais fresco, com 24º.
Comentários