A quinta Arvad, situada na margem do rio Arade, no concelho de Lagoa, promove, a 6 de Setembro, uma atividade de enoturismo, cujo ponto alto é a participação nas vindimas da casta Negra Mole, a mais emblemática do Algarve. Para molhar as gargantas destes trabalhadores especiais, segue-se a prova de três vinhos e de um espumante.
Quem participar na experiência de «Vindima – Especial Negra Mole» vai vindimar uma casta 100% algarvia através do processo manual, uma das tradições milenares em torno da produção do vinho.
De seguida, haverá uma prova dos 3 vinhos Arvad Negra Mole (Tinto, Rosé e Branco) e do novo Espumante Negra Mole, que estagia em ânfora de barro. Tudo isto acompanhado de uma tábua de petiscos locais.
No fim da experiência, e para recordar este dia especial, cada participante terá direito a uma garrafa Arvad Negra Mole, com rótulo personalizado com o texto que
escolher (por exemplo, o seu nome ou uma data especial), que ficará disponível em 2025, quando o vinho resultante desta vindima for engarrafado.
Trata-se de um vinho «da sua autoria, com a assinatura do enólogo Bernardo Cabral, para provar sem demoras e que terá sem dúvida um sabor especial», salienta a Arvad.
«Queremos, com esta experiência, envolver os nossos clientes no momento vibrante da vindima da casta 100% algarvia – Negra Mole – a casta âncora da nossa marca, com o seu sabor, e personalidade únicos», salienta Mafalda Garcia de Matos, diretora geral da Arvad.
A experiência de «Vindima – Especial Negra Mole» custa 95 euros por pessoa, devendo as reservas ser feitas clicando aqui.
Detalhe da experiência:
Data – 6 de setembro (sexta-feira)
Nº máximo de participantes: 20
Duração da experiência: 3h30-4h00
Valor: 95 euros
Reservas: https://arvad.pt/visite-nos
10h30: Ponto de encontro na Adega
10h45: Breve explicação do projeto e da casta Negra Mole
11h00: Início da vindima
12h00: Fim da atividade, regresso à adega e pausa
12h15: Início da prova
Casta Negra Mole é a estrela
Os vinhos Arvad incorporam o sabor do Algarve e parte deles são feitos de uvas da casta Negra Mole, a segunda casta mais antiga de Portugal e a única casta
autóctone 100% Algarvia.
Tem uma particularidade muito especial: de bagos rosés, tintos e brancos num único cacho fazem-se tintos, rosés, brancos e espumantes.
O processo artesanal com que é feito está também refletido na sua imagem através de um rótulo que se tornou um dos maiores ícones da identidade do Arvad. «No
início da produção não tínhamos um rótulo pronto para identificar as garrafas, por isso a Mariana (a nossa Sommelier) escrevia “Negra Mole” à mão diretamente na
garrafa. Com o passar do tempo, foi fazendo cada vez mais sentido manter esta imagem crua, mas autêntica, e que traz novidade – como o próprio Negra Mole», explica Mafalda Garcia de Matos.
Comercializar as garrafas tal como estavam tornou-se algo natural, um conceito desenvolvido e aprofundado pela designer de marca e produto Rita Rivotti, incluindo o lacre misturado com telha típica algarvia (triturada) e as gargantilhas de papel artesanal, com o logotipo da ARVAD (a ânfora fenícia).
O conceito é oferecer um vinho diferente, que representa o melhor da sua origem algarvia, de forma artesanal e exclusiva.
Conhecer a casta Negra Mole é descobrir a sua versatilidade, com bagos de várias cores (mesmo quando o cacho está no seu “ótimo” estado de maturação). A partir
dela produzem-se vinhos de cor pálida, frescos, bastante frutados, com notas herbáceas e equilibrada acidez.
Atualmente, com novos conhecimentos a nível de Enologia e um público cada vez mais adepto deste estilo de vinhos, há um interesse crescente pelo Negra Mole e um forte investimento por parte dos produtores em recuperar a casta rainha da Região.
A casta representa uma nova forma de consumir vinho, por ser muito fresco e muito leve – em sabor e em teor alcoólico – e por isso com grande apelo para um público muito abrangente.
Os vinhos Arvad passam por dois tipos de estágio diferentes. A gama Negra Mole estagia em ânforas de argila de 750 litros, equilibrando o caráter frutado da casta com alguma mineralidade e discretos aromas e sabores de terra.
O estágio em ânfora de argila permite uma oxigenação controlada do vinho contribuindo para mais estrutura e mais volume de boca.
As ânforas usadas no Arvad Wines são modernas e conciliam uma tradição antiga com nova tecnologia. São elas a fonte de inspiração na criação do logotipo do projeto.
A gama Premium estagia em barricas usadas de carvalho francês.
O Arvad Negra Mole Tinto tem notas terrosas e de algumas ervas aromáticas, em que os aromas frutados de cereja e framboesas frescas se vão revelando. É um tinto
leve, de cor mais aberta, bebe-se fresco, e é a escolha perfeita para este verão. É um excelente vinho para acompanhar pratos de carne vermelha, peixes gordos,
cataplanas, enchidos, queijo e presunto.
O Arvad Negra Mole Rosé é um rosado ligeiro, com notas de cerejas, bagos silvestres, e de barro num segundo plano que lhe conferem um carácter único.
Muito fresco, com um aroma discreto e muito elegante. Ideal como aperitivo ou acompanhado de saladas, comida asiática ou peixes grelhados.
O Arvad Negra Mole Branco combina uma grande frescura e mineralidade, com suavidade e volume, o final de prova é muito persistente. Harmoniza na perfeição
com entradas, pratos de peixe, algumas carnes brancas, queijos e tarte de maçã.
PVP na loja da Adega:
• Branco, Rosé e Tinto Colheita: 9,9€
• Negra Mole Tinto, Rosé e Branco: 17,5€
• Touriga Nacional: 25€
• Reserva: 32€
Arvad é «uma marca de sucesso fundada num refúgio milenar»
Arvad é uma marca de vinhos fundada em 2012 e que é apresentada como tendo «uma herança milenar».
É que, segundo a empresa, «há cerca de 2500 anos, os Fenícios descobriram no rio Arade, perto de Silves, um porto de abrigo para as suas embarcações, ao qual chamaram de Arvad, que significa “refúgio”. Nessas embarcações traziam o seu vinho em ânforas vinárias, uma inspiração trazida para a produção atual que honra os métodos tradicionais da região».
A propriedade foi adquirida em 2012 pelo empresário Pedro Garcia de Matos, que se apaixonou pelas margens do rio Arade e deu vida ao Arvad.
O projeto foi tomando forma e, em 2016, foram plantadas as primeiras vinhas. Às colheitas iniciais de Branco e Rosé, juntaram-se as de Tinto, bem como as de
Negra Mole (Tinto, Rosé e Branco), de sabor distinto e 100% algarvias.
A criação diversificada dos vinhos é da responsabilidade do engenheiro Bernardo Cabral, enólogo premiado, que favorece uma abordagem de intervenção mínima.
Em 2023, Mafalda Garcia de Matos, filha do fundador, passou a liderar o projeto, focada em dinamizar e fazer crescer a marca e, em concreto, o Enoturismo Arvad.
«A missão é trazer experiências de Enoturismo únicas, que tirem partido e enriqueçam a oferta turística da região Algarvia, e posicionar o Algarve enquanto
região de vinho de qualidade». explica a empresa.
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