A algarvia Clara Silva, melhor marcadora da competição, foi eleita para o cinco ideal da Divisão A do Campeonato da Europa feminino de basquetebol de sub-18, concluído no domingo, em que Portugal garantiu o acesso ao Mundial de sub-19.
A atleta portuguesa, natural de Faro, alinhou-se para o prémio junto da francesa Nell Angloma, MVP do torneio, da espanhola Awa Fam, da israelita Gal Raviv e da sérvia Jovana Popovic.
«Clara Silva deu espetáculo em casa, ajudando o seu país a terminar entre os cinco primeiros e, assim, a apurar-se para o Campeonato do Mundo de sub-19 de 2025», salienta a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), no site oficial da competição.
Com três duplos-duplos (marcas de dois dígitos em dois itens estatísticos) em sete partidas, a algarvia, de 18 anos, foi a melhor marcadora da prova, com médias de 18,7 pontos por jogo, e 11.ª nos ressaltos, com 7,6 por jogo.
Clara Silva, que na próxima época vai jogar na NCAA (liga universitária norte-americana) – já está comprometida com a Universidade de Kentucky –, foi também a segunda jogadora em desarmes de lançamento, com dois por jogo, os mesmos que a alemã Clara Bielefeld, e 12.ª nas assistências (3,4 por jogo).
Em apenas 31,6 minutos por jogo de média, a basquetebolista algarvia foi também a segunda com maior eficiência (22.4 EFFPG), somente atrás da espanhola Awa Fam (24,9 EFFPG).
Portugal, que contou com mais duas algarvias – a lagoense Leonor Peixinho e a farense Madalena Amaro –, terminou o Europeu no 5º lugar, a sua melhor classificação de sempre no escalão, assegurando a última vaga de acesso continental para o Mundial de sub-19 do próximo ano, que se disputará na República Checa.
Comentários