Albufeira instala painéis de azulejos no centro antigo para contar séculos da sua história

No muro exterior do Jardim Frutuoso da Silva, junto ao miradouro sobre a praia do Peneco

A Câmara Municipal de Albufeira aplicou dois painéis de azulejos de grandes dimensões no muro exterior do Jardim Frutuoso da Silva, num dos mais bonitos miradouros da cidade, com vista privilegiada sobre a praia do Peneco.

“Esta intervenção artística é uma verdadeira viagem no tempo, com janela rasgada sobre o oceano Atlântico”, sublinha o presidente da Câmara José Carlos Rolo.

Os painéis de azulejos colocados na parede exterior do jardim Frutuoso da Silva, na zona antiga da cidade, procuram retratar os aspetos mais importantes da História de Albufeira. A obra é da autoria do artista Ricardo Inácio, que conta com obras de pintura em azulejo e vários outros trabalhos espalhados pelo mundo.

No primeiro painel, inicia-se a viagem pela Península Ibérica, com a visita dos primeiros povos que passaram pela região. Mais tarde, chegam os romanos e os muçulmanos, que acabam por influenciar a cultura do território hoje português.

Com a tomada cristã e a fundação de Portugal, começa um novo período, com destaque para as Cruzadas e os Descobrimentos.

Um dos aspetos que marcou bastante a então vila de Albufeira foi o terramoto de 1755, bem evidenciado nos painéis que retratam a destruição de todo o litoral algarvio e da cidade de Lisboa.

 

 

A vinda do barrocal para o litoral de veraneantes nas típicas carroças algarvias também está bem patente na obra, assim como a vida do mar e da pesca, através da representação dos homens do mar e das embarcações tradicionais de madeira.

Com a construção do aeroporto de Faro, chegaram alguns artistas (Tom Jones, Cliff Richard, entre outros) que levaram o nome de Albufeira por esse mundo fora.

O segundo painel realça a importância da atividade turística. A chegada de gentes de outras paragens impulsionou a construção de hotéis, bares e restaurantes, deu uma nova vida ao concelho, transformando-o num destino turístico internacionalmente reconhecido.

«Quem passar pela zona, pode desfrutar da beleza artística dos painéis, ao mesmo tempo que aproveita para conhecer a História local», salienta a Câmara.

Da intervenção fazem parte, também, a aplicação no muro de jarras em tonalidade azul e uma porta de estilo árabe, onde antigamente existia uma outra porta.

Foi também requalificado um pequeno largo junto ao Museu Municipal de Arqueologia e um outro junto à Igreja Matriz de Albufeira, na zona do Castelo, com a colocação de fontes e jarras de estilo árabe.

Ricardo Clemente, vereador responsável pelos Espaços Exteriores, Requalificação e Património Municipal, sublinha que o objetivo das intervenções passa por “valorizar o espaço público, embelezando-o com elementos alusivos à História e à cultura do concelho, ao mesmo tempo que se procura torná-lo mais atrativo”.

 



Comentários

pub