Salir vai voltar à Idade Média por três dias, já a partir de sexta-feira, dia 19, até domingo, dia 21, em mais uma edição do Salir do Tempo, uma recriação histórica da vida no período em que Cristãos e Muçulmanos disputavam a região mais a sul de Portugal.
Em 2024, esta iniciativa volta ao período medieval, depois de dois anos a representar a época romana.
«Mais do que uma feira medieval, este evento procura, através de diversos apontamentos, ser uma fiel reconstituição do ambiente do período de ocupação muçulmana», descreve a Câmara de Loulé.
«Ponto estratégico durante o período da Reconquista, quando a transição do domínio muçulmano para o cristão deu origem às mais variadas demonstrações de força, Salir viveu também momentos intercalados pelas permanentes tentativas de normalização do quotidiano, em que as Artes tinham um papel importante na sociedade de então. É este o ambiente que o visitante aqui irá encontrar nestes dias», acrescenta.
Na experiência de regresso ao passado que será promovida no fim de semana, «a música, a dança e a gastronomia aliam-se a cuspidores de fogo, falcoaria, torneios medievais e à representação de diversos personagens, proporcionando momentos de interação com os espetadores e criando um ambiente mágico».
Organizado pelo Município de Loulé, com a colaboração da Junta de Freguesia de Salir, o Salir no Tempo «pretende promover o conhecimento da importância histórica do território e contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural do concelho de Loulé, pela valorização do seu património material e imaterial e pela sua função pedagógica».
As portas abrem às 19h00. Os bilhetes têm um preço de 3 euros (1 dia) e 5 euros (3 dias). Há ainda a possibilidade de aluguer de um fato da época no local.
Comentários