Dia Nacional da Gastronomia celebra-se no Algarve com bivalves em destaque

No dia 26 de Julho do próximo ano, em Albufeira

O Algarve foi a região escolhida para a celebração do Dia Nacional da Gastronomia – Património Cultural 2025, que decorrerá no dia 26 de Julho do próximo ano, em Albufeira, com os bivalves como o lingueirão, berbigão e ameijoa em destaque. 

Para o Turismo do Algarve, esta parceria estratégica com a AHRESP reforça o compromisso «em valorizar a gastronomia portuguesa e posicionar o Algarve como um destino gastronómico de excelência».

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sublinha a importância dos bivalves na identidade gastronómica da região.

«Os bivalves são um tesouro que nos distingue. A sua versatilidade torna-os protagonistas de pratos icónicos como o arroz de lingueirão, o xarém de berbigão e a cataplana de ameijoas, proporcionando experiências culinárias inesquecíveis. Essa riqueza gastronómica é um atrativo fundamental para quem procura autenticidade e sabores únicos».

Em nota, a RTA recorda ainda que, nos últimos anos, tem havido um investimento em vários projetos para promover a gastronomia regional, tais como a Dieta Mediterrânica, Algarve Craft & Food, Cataplana Algarvia e Algarve Cooking Vacations.

A Dieta Mediterrânica, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é uma das marcas gastronómicas que o Turismo do Algarve se empenha em internacionalizar.

Este evento anual, organizado pela AHRESP para celebrar o Dia Nacional da Gastronomia, é «uma oportunidade para valorizar e promover a rica e diversificada cozinha portuguesa, sendo aberto tanto a apreciadores da arte culinária que se pratica no país, como a profissionais da área».

 



Comentários

pub