Cursos de Verão mostraram como é “Estudar, onde é bom viver”

Iniciativa juntou 300 alunos

Vieram de todos os concelhos do Algarve e Alentejo, mas também de Braga, Leiria, Viseu, Castelo Branco ou Lisboa. Em tempo de férias, mais de 300 estudantes do ensino secundário optaram por “estudar” nos cursos de verão da Universidade do Algarve que terminam esta segunda-feira, 15 de Julho.

Numa Universidade onde mais de 20% dos estudantes são estrangeiros, ultrapassando já as 100 nacionalidades, a vertente internacional também se verifica nos cursos de verão, acolhendo alunos vindos propositadamente de países como Brasil, Bélgica, Estados Unidos da América, Holanda, entre outros, para viverem esta experiência de Verão na UAlg.

A confirmar o sucesso das edições anteriores, além de se inscreverem alunos de todos os concelhos do Algarve e Alentejo, também vieram de vários pontos de Portugal, como Braga, Leiria, Viseu, Castelo Branco, Montijo, Setúbal, Lisboa, Caldas da Rainha, Óbidos, Torres Vedras, Tomar, Cadaval, Santarém, entre outros.

Os alunos podiam inscrever-se em três modalidades diferentes: “Regime Residencial” (inclui curso, atividades desportivas, todas as refeições e cinco noites de alojamento); “Dia Completo” (inclui a participação nas atividades letivas da parte da manhã, nas atividades desportivas da parte da tarde e 2 refeições diárias); e apenas “Curso” (inclui a participação nas atividades letivas durante a manhã).

Thomas Busquiel tem 18 anos e veio de Bruxelas.

«Estou muito feliz por estar aqui, vim pela descoberta e à procura de uma nova experiência, gosto de conhecer outras pessoas, de ir à praia e fazer desporto», diz.

Amanda San Pedro teve conhecimento dos cursos através de um familiar que vive em Lisboa. Tem 16 anos, veio dos Estados Unidos da América e inscreveu-se nos cursos em regime residencial.

«Gosto muito das atividades e das pessoas. Fizemos paddle boarding, andámos de caiaque e de barco à vela», entre outras atividades. Amanda está a adorar a experiência e considera que «as aulas são muito interessantes».

Beatriz Passos, de 16 anos, e Elisabete Vieira, de 18, vieram de Faro e Albufeira e também estão a adorar a experiência.

Já os irmãos Rafael e Letícia Cotrecha têm 18 anos e vieram de Ourique. Consideram que os cursos de verão disponibilizam atividades muito práticas e úteis. Letícia defende que esta é uma ótima oportunidade para todos os alunos, porque «são muito educativos, aliam o conhecimento à diversão, o que nos permite fazer amizades com novos colegas».

Tendo como principais objetivos reforçar a ligação à sociedade, promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da UAlg e ajudar os jovens na sua escolha vocacional, esta iniciativa possibilitou, ainda, uma vivência mais real da vida académica nos campi e o contacto com estudantes universitários e docentes da Academia.

As atividades letivas e experimentais aconteciam na parte da manhã. A tarde encontrava-se reservada para atividades desportivas e de lazer, nomeadamente surf, stand up paddle, bodyboard, canoagem, basquetebol, Bootcamp, vela, desportos coletivos, entre outras.

Vários Municípios já se associaram a esta iniciativa e estabeleceram protocolos de colaboração com a UAlg, fomentando, assim, a participação dos seus estudantes nos Cursos de Verão.

Para muitos destes alunos, terminou uma aventura, pelo menos para já. Para outros, este curso foi apenas o início e esperam ser alunos da UAlg já no próximo ano letivo. Outros prometem voltar para a próxima edição dos cursos de Verão.

 

 



Comentários

pub