O Corpo de Bombeiros de Portimão está a aceitar até ao dia 25 de Julho candidaturas para o preenchimento de 10 vagas nos seus quadros, oito para bombeiros profissionais e duas para operadores de telecomunicações.
Os dois concursos externos que foram lançados preveem a admissão de «bombeiros para preenchimento de vagas no quadro de pessoal permanente, em regime profissional», bem como de operadores de telecomunicações de emergência».
Em ambos os concursos os candidatos terão de ter entre 18 e 40 anos e o 12º ano de escolaridade, e «serão sujeitos a um exigente processo de seleção para admissão, através de provas de conhecimentos, provas físicas e práticas, testes médicos e psicotécnicos e entrevista».
«Os oito melhores classificados, no resultado final das diferentes provas, que se candidatam à Carreira de Bombeiro Profissional, ingressam no Corpo de Bombeiros de Portimão e têm acesso a um pacote formativo de progressão no âmbito da Emergência Médica Pré- Hospitalar e também dos Salvamentos Especiais, nomeadamente, tripulante de ambulância de socorro, técnicas de condução em emergência, técnicas de sobrevivência, técnico de matérias perigosas, busca e resgate em estruturas colapsadas, salvamento em valas, elevações de emergência, intervenção em veículos e infraestruturas de novas tecnologias, resgate/salvamento técnico por cordas, águas bravas, escoramentos e desobstrução e nadador-salvador», segundo os Bombeiros de Portimão.
Este pacote formativo especializado «confere ainda o acesso ao Grupo de Salvamentos Especiais do Corpo de Bombeiros de Portimão, unidade que congrega as valências diferenciadas para intervenções em situações de exceção, nomeadamente acidentes graves ou catástrofes».
Também no caso dos candidatos a Operadores de Telecomunicações de Emergência, «os dois melhores classificados no resultado final das diferentes provas, ingressam no Corpo de Bombeiros de Portimão, na área de Operadores de Telecomunicações do Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil».
As candidaturas podem ser realizadas em formato online, seguindo este link, ou presencialmente, no quartel dos Bombeiros de Portimão.
Comentários