A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve lançou mais um aviso para apoio a projetos que promovam a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água da região, desta feita no valor de 6,6 milhões de euros.
As candidaturas a este aviso, dirigido principalmente a entidades gestoras das redes de abastecimento de água em baixa, ou seja, Câmaras ou empresas municipais, podem ser apresentadas até dia 30 de Setembro.
Segundo a AMAL, são elegíveis «as operações que visem a redução de perdas reais nos sistemas de distribuição de água em baixa do Algarve, designadamente a reabilitação de infraestruturas degradadas ou inadequadas para uma boa gestão de perdas reais, a gestão de pressões e a deteção de fugas em componentes da infraestrutura mais problemáticos em perdas reais».
O aviso pode ser consultado seguindo este link.
«Este 4º Aviso surge no âmbito da “Medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Setor Urbano” [do Plano de Eficiência Hídrica no Algarve, enquadrado pelo Plano de Recuperação e Resiliência], que é gerida pela AMAL e já permitiu a aprovação de 53 candidaturas, a que correspondem 42,10 milhões de euros e 157 empreitadas e aquisição de serviços. Na grande maioria dos casos, as obras estão a decorrer», acrescentou a AMAL.
A Medida SM1 integra três vertentes: Requalificação das redes de abastecimento de água; Instalação de zonas de medição; Controlo e criação de zonas de pressão controlada.
No final da sua execução, até março de 2026, prevê-se que estejam reabilitados 125 quilómetros de rede de abastecimento de água em baixa e que se contribua para uma redução de dois hectómetros cúbicos na procura de água nos sistemas naturais.
Comentários