Presidente da Câmara de Albufeira anuncia medidas contra excessos dos turistas na Rua da Oura

Presidente da Câmara convocou reunião de emergência com todas as forças de segurança e associações do setor turístico

O comportamento dos turistas em Albufeira passará a ser regulado em breve por um Código de Conduta, anunciou a Câmara Municipal deste concelho algarvio, depois dos incidentes ocorridos no fim de semana na zona dos bares da Praia da Oura, quando oito turistas britânicos foram filmados nus, em pleno dia.

Segundo a SIC, a situação repetiu-se em mais do que um bar. Um grupo de britânicos, entre os 35 e os 50 anos, resolveu exibir-se nu em pleno dia. A GNR, que foi chamada, já não os conseguiu apanhar em flagrante, mas, ainda assim, oito ingleses foram identificados e o caso seguiu para o Ministério Público.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, em comunicado, afirma estar «determinado a colocar limites aos excessos» e vai mesmo pedir uma reunião à ministra da Administração Interna, para discutir o reforço da segurança.

Para já, o autarca José Carlos Rolo convocou uma reunião de emergência, na passada quarta-feira, dia 19, com todas as forças de segurança e associações. Estiveram presentes a GNR, a Capitania do Porto de Portimão, a Associação de Barmen do Algarve e diversas associações do setor turístico, como AHRESP Albufeira – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, APAL – Agência de Promoção de Albufeira, ACALB – Associação Comercial de Albufeira, AHISA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve e APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos.

Segundo a Câmara, «o convite a estas estruturas de classe prendeu-se com a intenção de sensibilizar os empresários associados às referidas estruturas, para que não permitam os excessos comportamentais que têm vindo a ocorrer dentro e no espaço envolvente dos seus estabelecimentos».

Ouvidos os pareceres de todos os presentes, José Carlos Rolo determinou que será criado um Código de Conduta a ser aplicado no espaço público do concelho, devendo para o efeito ser criada uma comissão responsável pela sua elaboração.

Outra das medidas será o início do processo de requalificação urbana da Avenida Sá Carneiro, a rua dos bares da Oura.

O presidente da Câmara lamenta que «a imagem de Albufeira fique prejudicada por incidentes como os que têm ocorrido nas zonas dos bares, quando, no restante concelho, a segurança e a tranquilidade têm sido um registo contínuo, tal como atesta a procura anual de turistas, muito em especial de famílias, quer do estrangeiro, quer portuguesas».

Ainda recentemente, no início de Abril, a Câmara de Albufeira apresentou a sua “Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas para Albufeira” para o período até 2030, que pretende, precisamente, mudar a imagem do concelho como destino turístico de excessos. A imagem atual e a perceção de Albufeira «como um destino massificado e de alguns excessos associados à animação noturna constitui-se como um dos nossos principais desafios», foi então salientado.

Face aos acontecimentos do último fim de semana, cujos vídeos invadiram as redes sociais e os canais de televisão, José Carlos Rolo salienta que compreende «a necessidade de espaços de convívio e de animação noturna», mas garante estar «determinado a limitar atitudes e comportamentos de alguns dos seus frequentadores quando excedidos os limites de um concelho com uma cultura e uma identidade próprias».

«Não tem lógica termos feito uma estratégia, não tem lógica andarmos a gastar dinheiro em promoção para acontecerem casos deste tipo, profundamente negativos e que não dignificam ninguém», conclui o presidente da Câmara de Albufeira.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub