“Noites da Moura Encantada” regressam a Cacela Velha

Entrada é gratuita

Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo estão de volta a Cacela Velha, de 12 a 14 de Julho, nas “Noites da Moura Encantada”. 

Durante três dias, os recantos da pitoresca localidade prometem transportar os visitantes para o fascinante universo das Mil e Uma Noites, proporcionando uma experiência cultural única num cenário deslumbrante.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

A programação diária das «Noites da Moura Encantada» oferecerá uma variedade de atividades e espetáculos que prometem encantar o público de todas as idades. Diariamente, as portas do recinto abrem às 18h00, onde os visitantes poderão começar por explorar o souk, um mercado de artesãos onde será possível descobrir produtos únicos e tradicionais.

A gastronomia assume também um papel de destaque, sendo possível provar uma variedade de pratos da cozinha mediterrânica.

Durante toda a noite, haverá demonstrações de artesãos de Marrocos, assim como uma mostra de instrumentos musicais do mundo árabe. Além disso, serão realizadas oficinas de percussões árabes no Largo da Fortaleza, onde os participantes poderão aprender e envolver-se com os ritmos vibrantes da música árabe.

Os visitantes terão também a oportunidade de se encantar com espetáculos e oficinas de dança oriental, onde as habilidades e a graciosidade dos bailarinos serão exibidas no Largo da Fortaleza. A música ao vivo também será uma atração, com as «Músicas de Al-Andalus», na igreja matriz de Cacela, pela mão de Emilio Villalba e Sara Marina, que irão transportar os ouvintes para uma viagem sonora pela história e cultura árabe.

Ao longo da noite, diversos artistas e músicos irão animar as ruas de Cacela Velha com performances cativantes. Os grupos El Laff e Al Maram irão mesclar música e dança oriental, enquanto Bacisko Susso traz à Cisterna de Cacela melodias afro-árabes com kora.

Destaque ainda para o espetáculo ao pôr do sol com Houssam Arabic Chillout e Giro Espiritual Sufi, no adro da igreja.

As «Noites da Moura Encantada» são um evento organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, pela Ibérica – Eventos e Espetáculos e pela ADRIP – Associação de Defesa do Património de Cacela. A entrada é gratuita.

 



Comentários

pub