Maria Helena Serra vai dar nome a equipamento da Misericórdia de Albufeira

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira foi fundada em 1499 e faz parte das Misericórdias mais antigas do país

A histórica provedora Maria Helena Serra, que liderou a Misericórdia de Albufeira durante 33 anos e que faleceu este ano, vai dar nome ao centro de dia e lar “O Roseiral”. Esta foi uma das novidades anunciadas no âmbito do 525º aniversário daquela instituição, celebrado a 31 de Maio.

Em conversa com o Sul Informação, Patrícia Seromenho, provedora da Misericórdia de Albufeira, vincou que o balanço das comemorações foi «extremamente positivo»

«Chegámos ao final do dia cansados, mas felizes e com aquela sensação de estarmos todos a remar para o mesmo lado».

Falecida em Março aos 93 anos, Maria Helena Serra, a primeira mulher a ocupar o cargo de provedora de uma Santa Casa da Misericórdia em Portugal, foi alvo de uma homenagem.

«A nossa ideia é dar o nome Maria Helena Serra ao nosso equipamento social “O Roseiral” que está a precisar de obras urgentemente», explicou a provedora Patrícia Seromenho.

A obra, se tudo correr bem, contará com os primeiros passos ainda este ano e o equipamento terá tanto uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas como um Serviço de Apoio Domiciliário.

Dado os vários equipamentos que gere, entre creches, lares, centros de dia ou equipamentos de acolhimento e acompanhamento de pessoas com condições de saúde mental ou incapacitantes, foi necessário dividir a equipa em dois grupos para as várias visitas no âmbito do aniversário.

Uma das novidades anunciadas foi anunciada pela provedora: todos os que trabalham há mais de um ano na Misericórdia de Albufeira passarão a beneficiar de um seguro de saúde.

Outro dos pontos altos do período da manhã foi a entrega de certificados de reconhecimento aos colaboradores eleitos pelos seus colegas como os ‘mais bem-dispostos’. Além disso, todos os colaboradores foram presenteados com produtos cosméticos.

Além disso, o aniversário foi assinalado com a tradicional missa e com a admissão de 38 novos irmãos, passando a Irmandade a ser composta por um total de 947.

O programa comemorativo culminou com um jantar, no Hotel Nau Salgados Palace, que contou com a presença de colaboradores, utentes e parceiros da instituição.

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira foi fundada em 1499. Faz parte das Misericórdias mais antigas do país, a seguir a Lisboa, juntamente com a Misericórdia de Lagos. Atualmente, acolhe cerca de duas mil pessoas, nas suas diversas respostas sociais, que estão organizadas em treze instalações e que abrangem todo o território concelhio.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub