Dias Abertos da CCDR começam num «projeto alavancador e multiplicador da região»

Ao longo dos meses de Junho, Julho, Setembro e Outubro os cidadãos serão convidados a conhecer mais projetos

Foto: Beatriz Bento | Sul Informação

Como foram os Fundos Europeus geridos na região e no que foram aplicados? É precisamente para responder a estas questões e dar a conhecer vários projetos que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve começou esta terça-feira, 18 de Junho, a promover a iniciativa “Dias Abertos”, no Centro de Simulação Clínica da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve. 

«Todas as autoridades que gerem fundos têm de desenvolver um plano de comunicação e esse plano passa por promover os projetos, ou seja, dar a conhecer quanto receberam de financiamento de fundos europeus. Os Dias Abertos são uma das sugestões de trabalho entre as autoridades de equipa de gestão e nós procurámos focar-nos em projetos mais alavancadores e que tenham um efeito multiplicador da região – e este é um deles», disse ao Sul Informação José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, à margem da visita ao Centro de Simulação Clínica, no Campus de Gambelas da UAlg, em Faro.

Oficialmente inaugurado a 1 de Março do ano passado, este centro visa «proporcionar ao formando o ensino da área clínica e cirúrgica, desenvolvendo uma visão crítica e construtiva a partir de múltiplas práticas relacionadas com a sua área de formação académica, que envolvem o exame físico e clínico, desde a evolução inicial da doença, até à sequência de cuidados sistematizados, passando pelo plano dos recursos para cada situação».

Por lá, já passaram mais de 1500 formandos, das áreas da medicina e enfermagem, da região e não só.

 

Foto: Beatriz Bento | Sul Informação

 

Nas palavras de Inês Araújo, diretora da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, este Centro garante «uma formação que está, em termos de inovação tecnológica, na linha da frente e temos também a capacidade de ser um polo de atratividade para a formação posterior à formação inicial aqui na região».

«O feedback de quem por aqui passa tem sido muito positivo. Este investimento com os fundos europeus torna-nos numa estrutura altamente qualificada e diferenciada na região, que nos põe no mapa da simulação não só em Portugal mas na Europa também e que nos permite dar uma estrutura formativa que anteriormente não tínhamos capacidade para oferecer», continua a profissional.

Esta foi a primeira iniciativa realizada no âmbito dos “Dias Abertos”, mas, ao longo dos meses de Junho, Julho, Setembro e Outubro, os cidadãos serão convidados a conhecer mais projetos ligados a diferentes áreas, na solidariedade social, saúde, inovação e ciência, passando por projetos empresariais, cultura e património cultural.

«Esta ação tem como objetivo sensibilizar e incentivar os cidadãos a descobrirem projetos financiados pela União Europeia perto do local onde vivem, evidenciando a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento regional», explica a CCDR Algarve.

Quem quiser participar pode-se inscrever aqui.

 

Fotos: Beatriz Bento | Sul Informação

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub