Dia Mundial dos Oceanos celebrado no Algarve com sete Rotundas Marinhas

Rotundas com obras de arte feitas por jovens alunos de escolas dos concelhos de Portimão, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão e Vila Real de Santo António

O Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala este sábado, 8 de Junho, é o momento escolhido para a inauguração de instalações artísticas em sete rotundas algarvias, «num grito de alerta para o futuro dos oceanos.», anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Construídas no âmbito do projeto LIXARTE – transformar lixo em arte por alunos de dezassete escolas, quinze parceiros e muitos voluntários, as obras de arte foram elaboradas usando o lixo recolhido nas limpezas de praias e ribeiras algarvias, com intenção de recriar espécies das pradarias marinhas da Ria Formosa, um dos vários habitats atualmente ameaçados.

«O dia de inauguração não foi escolhido ao acaso e está a ser organizada uma caravana que, para além de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, irá visitar e inaugurar oficialmente cada uma das Rotundas Marinhas. A população é convidada a juntar-se a este movimento, podendo acompanhar todo o percurso, pequenos troços ou escolhendo uma das sete rotundas», acrescenta a CCDR.

Esta onda, que se quer de mudança, irá percorrer o Algarve amanhã, sábado, 8 de junho, passando por Portimão (9h00, Bemposta), Lagoa (9h45, Parchal), Albufeira (10h30, Rotunda do Alto dos Caliços), Loulé (11h15, Quarteira – Rotunda do Peneco), Faro (12h00, Teatro das Figuras), Olhão (12h45, Rotunda de Quelfes), e Vila Real de Santo António (13h30 Rotunda dos Atuns), onde termina com um almoço-debate na Mata de Vila Real de Santo António.

 

 

Em alguns pontos, haverá animação e atuações: em Quarteira, o curso de Artes Performativas fará um número de Clowns e, na Bemposta, são esperados os ativistas da Associação SOMAR.

O projeto LIXARTE – transformar lixo em arte pretende afirmar-se como um projeto de ARTivismo e de ciência cidadã e sensibilizar, através da expressão artística, para a urgência de proteger os Oceanos. A edição deste ano Lixarte_Rotundas conta com a coordenação artística da olhanense Joana Bandeira Rocha.

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de Junho e pretende alertar para a importância do mar para a vida humana e para o nosso futuro. Eles fornecem oxigênio, alimentos e meios de subsistência, além de abrigar uma biodiversidade incrível, no entanto, a sua saúde está ameaçada.

O Lixarte_Rotundas tem como parceiros alunos de escolas de sete concelhos algarvios: Secundária Albufeira e EB 2,3 da Guia (Albufeira); Secundária Tomás Cabreira, EB 2,3 Joaquim Magalhães, EB 2,3 Afonso III, Secundária Pinheiro e Rosa e EB 2,3 Neves Júnior Faro); Secundária Laura Ayres e EB 2,3 D. Dinis (Quarteira); Secundária Francisco Fernandes Lopes, EB 2,3 Alberto Iria, EB1 Alberto Iria e EB 2,3 João da Rosa (Olhão); EB 2,3 Rio Arade, Parchal (Lagoa); EBS Bemposta (Portimão); EB2,3 D. José I e EB 2,3 Monte Gordo (Vila Real de Santo António).

 

 

Conta ainda com o apoio de Europe Direct Algarve, Sciaena, Projeto GEA, Projeto SOS Planeta, APA-ARH Algarve – Voluntariado Ambiental para a Água, CCVAlgarve, Greve Climática Algarve, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa – F Belas Artes (mentoria), Projeto Confi-Arte – UNLisboa, ASMAL, CM São Brás de Alportel – Quinta do Peral, Docapesca,CCDR Algarve, Inframoura e Voluntários: estudantes sa Universidade do Algarve, fotógrafos, curadores e jovens ativistas.

 

 



Comentários

pub