Bartender de Vilamoura é um dos finalistas do World Class Portugal

Esta edição é dedicada à “água”

Filipe Sustelo, do The Argo, em Vilamoura, é um dos seis finalistas do World Class Portugal, que está a decorrer desde o início de Março, e que termina a 19 de Junho no Altis Belém.

O projeto World Class Portugal é desenvolvido pela Diageo, como objetivo de «promover uma melhor oferta de F&B (food and beverage) em bares e restaurantes, valorizando o mundo do bar e inspirar os bartenders de todo o mundo é, além de uma saudável competição, uma plataforma de partilha e aprendizagem, que desafia todos os participantes, e premeia o melhor entre os melhores».

Dedicada à “água”, a edição deste ano, a exemplo das edições anteriores, volta a destacar um dos quatro elementos da natureza, trazendo de volta o tema da sustentabilidade.

«A água, como recurso fundamental à vida, e tão presente nos principais componentes do universo dos cocktails, desde o gelo à água de diversos preparados, não esquecendo a sua utilização nos mais variados processos, tem sido o grande desafio para os participantes», refere a organização.

 

 

Durante o dia da final, os finalistas irão competir pelo título apresentando as suas melhores propostas, ao longo de três “Challenges”.

A avaliação destes desafios e a escolha do grande vencedor será realizada por um júri composto por profissionais de referência do setor em Portugal, e alguns convidados internacionais.

Além desta distinção, o melhor bartender de Portugal 2024 terá ainda a oportunidade de representar Portugal na Final Global do World Class 2024, em Xangai, na China, no mês de Setembro.

«Temos assistido a agradáveis surpresas, quer a nível técnico, quer criativo, e mesmo de inovação. E agora que estamos a caminho da final, é bom ver todo o empenho dos participantes, o seu interesse em aprender mais, e a perceção geral de que este é um setor em crescimento, e que a sua ligação à gastronomia é cada vez mais uma realidade, que a Diageo tem vindo a apoiar, numa perspetiva de acompanhar a evolução, criar tendências, e potenciar o consumo de cocktails, o que acaba por ser alavancado pela qualidade, diversidade e até irreverência de algumas das propostas que hoje chegam às cartas de bar», refere Honório Oliveira, reserve brand ambassador do World Class da Diageo em Portugal.

 

 

Com o objetivo de promover a formação e o desenvolvimento de novas competências, a organização realça que esta iniciativa apela à criatividade dos profissionais de cocktails e destilados premium, potenciando cada vez mais a crescente interligação entre o mundo do bar e da gastronomia, estimulando o hábito de consumo de cocktails junto do público geral.

Além de Filipe Sustelo (The Argo, Vilamoura) estão na final César Bolas (Casa do Gadanha, Estremoz), Fernando Sousa (The Royal Cocktail Club, Porto), Hélder Magalhães (Vinha Boutique Hotel, Gaia), Miguel Sul (Torto, Porto) e Rui Pereira (Cerqueira’s, Viana do Castelo).

 



Comentários

pub