Uma comitiva da Universidade do Algarve, liderada por Paulo Águas, reitor da UAlg, fez uma visita oficial à Universidade Hassan I de Settat (UH1), em Marrocos, nos dias 9 e 10 de Maio, para estreitar as relações que já tem com esta instituição, mas também para pensar em novas colaborações.
Segundo a universidade algarvia, a visita, realizada a convite de Abdellatif Moukrim, reitor da UH1, «teve como objetivo analisar hipóteses de desenvolvimento de atividades conjuntas de ensino e de investigação, particularmente na área da inteligência artificial».
Também foram «perspetivadas áreas das ciências biológicas, da saúde e do desporto, além da colaboração com a implementação da licenciatura em línguas ibéricas que se inicia em Settat, em Setembro de 2024».
Além das reuniões com o reitor e com os vice-reitores da Universidade Hassan I, a comitiva reuniu-se com os diretores das faculdades de Ciências e Tecnologia, de Economia, e de Ciências Jurídicas, e dos institutos de Saúde e de Desporto, onde também esteve presente o responsável pela formação doutoral da UH1.
A comitiva da UAlg foi recebida pelos presidentes da câmara e pelo responsável pelo conselho municipal de Settat e visitou ainda o centro de inovação e de transferência de tecnologia.
Além da continuação do trabalho já em curso, ficaram agendadas reuniões de trabalho bilaterais, a realizar em Junho, acerca da formação pós-graduada e da investigação em inteligência artificial, bem como reuniões entre os diretores das faculdades de Ciências e Tecnologia de ambas as universidades.
Foi igualmente acordado que estudantes da UAlg vão marcar presença num evento de competição desportiva interuniversitária que a Universidade Hassan I organiza anualmente, no início de Maio, que tem o nome do príncipe herdeiro do reino de Marrocos.
Na visita realizada na passada semana, a comitiva algarvia participou na cerimónia final de entrega de medalhas, «tendo o reitor da UAlg recebido tratamento protocolar semelhante aos reitores das universidades marroquinas presentes».
As relações da UAlg com a Universidade Hassan I têm perto de 15 anos, «tendo sido iniciadas pelo reitor João Guerreiro com a implementação de projetos de investigação sobre a governança universitária e sobre a avaliação das qualidades da investigação».
«Todos os projetos têm envolvidos várias outras universidades marroquinas, sendo que a Hassan I tem sempre tido um papel preponderante no estreitamento das relações bilaterais. A criação e instalação da Faculdade de Letras, Artes e Humanidades da Universidade Hassan I, em 2016, foi apadrinhada, mediante convenção, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, sendo diretor Manuel Célio Conceição», segundo a UAlg.
Acompanharam o reitor Paulo Águas, o vice-reitor para a Transferência, Inovação e Universidade Digital, João Rodrigues, o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Carlos Guerrero, e Manuel Célio Conceição, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que coordena um projeto europeu sobre a formação em alternância com várias universidades marroquinas e foi um dos promotores da reunião, realizada na UAlg, em maio de 2023, entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o Conselho de Reitores das Universidades Marroquinas.
No final, o reitor da UAlg fez um balanço muito positivo desta deslocação “que permitiu reforçar as relações existentes e renovar agenda de cooperação num país vizinho com enorme potencial”.
Comentários