Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Faro tem nova sala de exames especiais

Primeiro procedimento foi realizado hoje

O Serviço de Gastroenterologia da Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) tem uma nova sala de exames especiais na Unidade Hospitalar de Faro, tendo realizado hoje o primeiro procedimento com apoio de fluoroscopia. 

«Trata-se da adaptação de uma das salas de endoscopia da unidade de técnicas que permite a realização de procedimentos que carecem de apoio de fluoroscopia e anestesiologia, nomeadamente as CPREs (técnica endoscópica avançada do pâncreas e das vias biliares) e a colocação de próteses no tubo digestivo», refere a ULSALG em nota.

«Esta melhoria permitirá a autonomia do serviço de gastrenterologia na realização destas técnicas, dispensando a deslocação da equipa clínica e do equipamento à sala de angiografia do serviço de radiologia ou ao bloco operatório», continuam.

 

 

«O facto de não termos que deslocar a equipa e todos os equipamentos e acessórios para o serviço de radiologia ou para o bloco central, faz com que otimizemos os períodos de exames aumentando a oferta. Assim, os pacientes beneficiam com a rapidez no acesso aos procedimentos, com a mesma qualidade assistencial», afirma Bruno Peixe, diretor do serviço.

A sala está equipada com um Arco em C e todo o equipamento endoscópico necessário à realização dos procedimentos a que se destina.

As obras de adaptação e a aquisição do equipamento de Rx inserem-se no plano de recuperação e renovação dos Blocos Operatórios da ULSALG para aumentar tempos cirúrgicos disponíveis e assim proceder à recuperação de lista de espera.

 



Comentários

pub