Saúde Mental 360º Algarve promove sessão sobre utilização eficaz dos serviços de urgência

Em Olhão

“Serviços de urgência: quando e como utilizar, para não sobrecarregar!” é o mote da próxima sessão informativa do Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo,  que vai decorrer no dia 24 de Maio, às 14h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Olhão. 

«A sobrecarga dos serviços de urgência tem sido amplamente debatida nos últimos tempos. Apesar de algumas medidas de contingência, as consequências deste cenário traduzem-se em longas horas de espera dos utentes e impactam severamente a capacidade de resposta das unidades de saúde, colocando em causa o atendimento de situações verdadeiramente urgentes», refere a organização.

A sessão será conduzida por Rita Sequeira, enfermeira especialista da Unidade Local de Saúde do Algarve, com o objetivo de alertar para a importância de se reduzir a utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência dos hospitais e apresentar alternativas seguras e com qualidade.

«Esta iniciativa responde à necessidade dos nossos utentes e da população em geral em saber como utilizar de forma racional os serviços de urgência. É cada vez mais importante investir na literacia em saúde e na capacitação das pessoas para navegarem no sistema de saúde e tomarem as suas decisões em saúde de forma responsável», afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve.

«Tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade do sistema de saúde», conclui.



Comentários

pub