Pizzas da Arte Bianca voltam a estar no top 50 da Europa

A marca, com restaurantes em Aljezur, Sagres e Arrifana, integra o top 50 há três anos consecutivos

A Arte Bianca Cucina Italiana conquistou o 33º lugar no ranking 50 Top Pizza 2024, que elege anualmente as 50 melhores pizzas da Europa.  

A marca, que conta com três restaurantes – um em Aljezur, outro em Sagres e outro na Arrifana – integra o top 50 há três anos consecutivos.

«Ingredientes de primeiríssima qualidade são mandatórios na cozinha Arte Bianca, e quanto a estes, nalguns casos, não há voltar a dar, porque são únicos e insubstituíveis, de origem DOP, e  viajam de Itália até cá para garantir os mais elevados padrões. Por outro lado, a par da sua própria horta, a Arte Bianca conhece e reconhece o valor dos produtores locais, seus vizinhos e amigos,  e está profundamente envolvida numa teia de abastecimento de tudo o que de melhor se produz a nível local e sazonal, e que possa ser usado nas suas cozinhas», frisam os responsáveis do negócio.

Já a farinha utilizada para a massa é produzida num moinho artesanal no campo Italiano, que dá origem a uma massa mãe com mais de 20 anos que é sujeita a uma fermentação de 72h.

Na Arte Bianca é possível encontrar quatro variedades de massa: Pizza & Massas Gourmet, La Nuvola di Arte Bianca, produzida com massa fermentada de alta hidratação, com 90% de água e uma longa fermentação em diferentes temperaturas; a massa integral, e a massa sem glúten.

«A Arte Bianca é um trabalho constante de pesquisa cultura e paixão, que tem como ponto de partida a levedura mãe, a partir da qual nascem produtos de alta qualidade, que contam uma história, um método de processamento ancestral. A simplicidade, o amor e o respeito pela matéria prima conduzem o bem mais precioso, o tempo, e assim vamos fazendo a nossa arte», explica Emanuele Zingale, o chef pizzaiolo, que depois de uma longa experiência no setor da restauração e de dois restaurantes lançados, decide mudar-se com Manuela Mattavelli para Aljezur, onde nasceu o primeiro restaurante Arte Bianca, em 2014.

O 50 Top Pizza baseia-se em pontuações atribuídas por inspetores anónimos que, à semelhança dos inspetores do Guia Michelin, visitam restaurantes em todo o mundo.

Para aceder ao concurso, considerado o mais importante a nível mundial no segmento das pizzas, o restaurante precisa de ser recomendado. Entre vários critérios exigentes, os inspetores valorizam a excelência de um restaurante, no sentido lato, destacando aqueles que utilizam produtos frescos locais, biológicos e sazonais.

Além da Arte Bianca, Portugal tem mais duas pizzarias no top 50: Forno d’Oro (12º) e Lupita Pizzaria (45º), ambas em Lisboa.



Comentários

pub