P.O.I.S! vamos lá a dar nova vida à Rota Acessível de Portimão na Rua Direita

Nova associação tem como objetivo “impregnar a cidade de felicidade”

Os 150 metros do trajeto cinzento da Rota Acessível de Portimão que serve a Rua Direita estão a ganhar vida nova e a transformar-se num autêntico caleidoscópio de cores, através da criação de um fresco com formas inspiradas na paisagem e luminosidade da região, anunciou hoje a Câmara Municipal de Portimão.

Este projeto inovador, intitulado “A Rua Direita em Festa”, marca o início da associação cultural P.O.I.S! – Palco das Ondas Invisíveis Studio e foi idealizada pela jovem francesa Charlotte Mohns, conhecida no meio artístico por Caïros, que conta com a colaboração dos compatriotas Kamille Bobeau e Gaspard Kyriacopoulos, prevendo-se que seja inaugurado às 19h00 do próximo dia 25 de Julho.

Para o efeito, os jovens trabalham com cores padrão inspiradas no logótipo em espiral do Município de Portimão, de onde se destacam os tons terracota das falésias e das telhas, entrelaçados com os azuis ardentes do mar e do céu algarvio, sendo utilizadas tintas endurecidas com poliuretano, o que permitirá maior resistência e durabilidade.

 

A equipa da associação P.O.I.S!

 

Segundo Caïros, “o objetivo do projeto, patrocinado pela Junta de Freguesia e com apoio logístico da Câmara de Portimão, é alegrar o centro histórico da cidade, mesclando as formas da natureza e da arquitetura que compõem a sua essência, no sentido de o tornar mais atrativo para residentes, comerciantes e turistas”.

“Esta será a primeira fase de algo mais ambicioso, pois a ideia é alindar toda a Rota Acessível de Portimão, contando também com a colaboração de artistas locais, de forma a dinamizarmos a oferta cultural e o tecido económico”, afirmou a artista, recente autora de um mural em Marselha.

A associação sem fins lucrativos P.O.I.S!, nascida da visão coletiva de arquitetos, artistas, comerciantes e jovens de Portimão, tem como objetivo “impregnar a cidade de felicidade”, por meio de intervenções e eventos no espaço público.

“Sob o lema ‘Juntos, vamos tornar Portimão a cidade mais fixe do mundo!’, o nosso trabalho dentro da associação é voluntário, mas acreditamos no impacto positivo que podemos trazer e estamos determinados a dar vida às nossas ideias”, sublinha Caïros.

Inaugurada em 2010, a Rota Acessível de Portimão foi pioneira a nível nacional e uma das primeiras na Europa, resultando da aposta municipal ao nível da inclusão social, com a eliminação das barreiras arquitetónicas existentes no centro administrativo da cidade.

Com um percurso contínuo superior a 5 quilómetros, desobstruído e devidamente sinalizado, a rota envolveu um investimento autárquico na ordem dos 300 mil euros, permitindo aos frequentadores chegar facilmente aos pontos principais de Portimão (serviços públicos, pontos turísticos e zona comercial), com a ajuda de sinalética apropriada.

 

 



Comentários

pub