Inframoura investe na eliminação das perdas de água na sua rede de abastecimento

Inframoura prevê «a redução do volume de perdas de água em, aproximadamente, 29.394 metros cúbicos por ano»

Eliminar o «elevado nível de perdas reais de água» e «permitir o aumento da eficiência na gestão e uso do recurso água» são os grandes objetivos da candidatura que a empresa municipal Inframoura viu aprovada, no âmbito da Renovação e Reabilitação de Redes de Abastecimento de Água em Baixa.

A candidatura da Inframoura foi apresentada ao concurso referente ao Investimento RE-C09-i01 – Plano Regional de Eficiência Hídrica – SM1 – Reduzir Perdas de Água no Sector Urbano (N.º1/C09-i01/2021).

Em curso, está agora o processo de financiamento referente à Impermeabilização do Reservatório de Água Vila Sol, no montante de 33.684 euros, prevendo-se o seu financiamento a 100%.

A intervenção já está concluída e teve como objetivo «a reparação e impermeabilização desta infraestrutura que denunciava um avançado estado de degradação», explica a empresa.

Segundo a Inframoura, «a intervenção foi bastante revelante, não só ao nível da redução das perdas de água associadas às fugas e extravasamentos nos reservatórios de distribuição, como igualmente à garantia da estabilidade e segurança da estrutura, de forma a prolongar o período de vida útil desta infraestrutura».

Com a implementação das intervenções compreendidas nesta candidatura, a Inframoura prevê «a redução do volume de perdas de água em, aproximadamente, 29.394 metros cúbicos por ano, contribuindo assim para a redução das ineficiências económicas e ambientais associadas ao desperdício do recurso hídrico, com consequentes repercussões na qualidade do serviço prestado».

 

 



Comentários

pub