VRSA avisa população que fim de estacionamento tarifado ainda depende do tribunal

Câmara já denunciou o contrato, por alegado incumprimento da concessionária, mas decisão foi alvo de uma providência cautelar

A Câmara de Vila Real de Santo António aconselhou os utilizadores dos lugares de estacionamento tarifado do concelho a pagar as respetivas tarifas, enquanto o tribunal delibera se o fim do contrato entre o município e a concessionária, decretado unilateralmente pela Câmara Municipal, é ou não válido.

Neste momento, e depois de a Câmara Municipal ter resolvido em  Março o  Contrato da Gestão e Exploração dos Estacionamentos Tarifados Dispersos no Núcleo Urbano de Vila Real de Santo António e Monte Gordo e nos Parques de Estacionamento de Monte Gordo, está a ser avaliada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé a providência cautelar interposta pela concessionária, a empresa ESSE – Estacionamento à Superfície e Subterrâneo.

Desta forma, e «enquanto não se registar uma decisão por parte do tribunal, a concessionária continuará a cobrar estacionamento nos arruamentos de Vila Real de Santo António e Monte Gordo (zona balnear onde o estacionamento apenas é cobrado nos meses de verão), bem como nos parques de estacionamento de Monte Gordo, devendo os utilizadores proceder ao pagamento das tarifas, sob pena de incumprimento, até que o tribunal tome uma decisão», avisa a autarquia.

Para Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «o fim da concessão do estacionamento tarifado que tem vindo a ser cobrado, de forma desenfreada, nas freguesias de Vila Real de Santo António e Monte Gordo, é a única solução justa e viável para defender os interesses da autarquia e de todos os munícipes».

A autarquia promete continuar «a lutar pelo final da concessão do estacionamento tarifado nos atuais moldes, entendendo que este modelo tem causado constrangimentos à atividade económica e turística do concelho e lesado o município em termos financeiros».

A Câmara lembra que, ao longo dos últimos meses,  tem «desenvolvido um conjunto de diligências para cessar o contrato de concessão do estacionamento tarifado no concelho de Vila Real de Santo António».

«Tal decisão é justificada pela reiterada falta de resposta da concessionária às sucessivas solicitações da Câmara Municipal, assim como pela violação grave das obrigações contratuais, facto que tem impedido a autarquia de exercer o poder de fiscalização e validação dos valores efetivamente cobrados e, consequentemente, a verificação do cumprimento do contrato», enquadra.

Por esta razão, «o Contrato da Gestão e Exploração dos Estacionamentos Tarifados Dispersos no Núcleo Urbano de Vila Real de Santo António e Monte Gordo e nos Parques de Estacionamento de Monte Gordo foi resolvido em virtude da deliberação da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, adotada na sessão de 20 de Março de 2023, na sequência da Deliberação da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, adotada na sessão de 11 de Março de 2023».

No entanto, esta decisão da Câmara Municipal de VRSA foi alvo de impugnação por parte da concessionária, que interpôs uma providência cautelar que corre no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé.

«Neste momento, o Município de Vila Real de Santo António, na qualidade de requerido, remeteu aos autos, no dia 28 de Abril de 2023, a resolução fundamentada, adotada em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, realizada no dia 27 de Abril de 2023, estando neste momento a providência em fase de Audiência de Discussão e Julgamento», conclui.

 

 



Comentários

pub