Santa Casa de Faro compra viatura elétrica para tornar mais “verde” o apoio aos utentes

Viatura foi comprada com apoio do PRR

O apoio domiciliário que a Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Faro presta aos seus utentes tornou-se mais “verde” na passada semana, com a entrada ao serviço da viatura elétrica adaptada a cadeiras de rodas que esta instituição adquiriu, com cofinanciamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

A viatura é 100% elétrica e «capacidade de transportar até 9 passageiros». A mesa administrativa da SCM de Faro optou por solicitara transformação do habitáculo, de modo a incorporar uma rampa que possibilita o acesso dos utentes em cadeira de rodas.

«Com uma autonomia de aproximadamente 330 quilómetros, a nova viatura servirá ainda para proporcionar os já habituais passeios aos utentes das demais valências, em particular aos residentes de qualquer dos três lares da instituição e, também, para as deslocações em serviço dos nossos profissionais», segundo a SCM farense.

O investimento total foi de 69.527 euros, com um cofinanciamento de 25.000 euros do Plano de Recuperação e Resiliência.

Para José Candeias Neto, provedor da Santa Casa de Faro, «a aquisição desta viatura vem responder a uma necessidade premente da instituição tendo em conta a idade do parque automóvel ao seu dispor, fazendo valer o nosso compromisso de proporcionar cada vez mais e melhores condições de segurança e conforto aos nossos utentes e colaboradores».

Mas o objetivo é também diminuir a emissão de gases poluentes, contribuindo assim para a descarbonização.

«Trata-se de uma medida relevante que tomamos para potenciar a transição energética na nossa instituição, em linha com todos os investimentos que estamos a preparar nas nossas valências, onde pretendemos atingir a autossuficiência em termos energéticos», acrescenta o provedor.

 

 

 



Comentários

pub