Reutilização de águas residuais tratadas vale prémio a escola de Loulé

Galardão foi atribuído pelo blog Essência do Ambiente

O projeto “Reutilização de Águas Residuais Tratadas em Contexto Escolar”, da Escola EB2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, foi distinguido com o Prémio Essência do Ambiente, na categoria “Boas Práticas”.

A iniciativa premiada «passou pela instalação de um sistema de tratamento de águas residuais para aproveitamento/reutilização da mesma na rega dos espaços cultivados da escola. Este sistema permite agora recorrer a uma origem de água alternativa, contribuindo para reduzir o consumo de água da rede pública de distribuição na escola», segundo a Câmara de Loulé.

«O recinto escolar conta com vários espaços plantados com oliveiras e outras árvores de fruto, espécies aromáticas e ornamentais e uma horta pedagógica, numa extensão de muitas centenas de metros quadrados onde os alunos dos cursos profissionais trabalham e adquirem novas competências», descreve a autarquia.

Próximo desta área, existem uns balneários «que dão apoio às atividades desportivas que se realizam no campo de jogos com relva sintética e que têm uma utilização intensiva, passando por lá semanalmente cerca de 100 alunos e 215 atletas».

A par do reaproveitamento, «a mais-valia deste projeto tem a ver com o facto de se tratar de uma comunidade escolar envolvida na reutilização de água, o que irá potenciar a consciencialização e sensibilização para a escassez de água e para o seu uso de forma racional e sustentável».

Os prémios Essência do Ambiente são uma iniciativa de um blog com o mesmo nome, que se dedica aos temas da sustentabilidade ambiental.

Os galardões «pretendem ser uma extensão da missão de sensibilizar, pela divulgação de boas ações, e mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável, pese embora, muitas vezes, os projetos não sejam conhecidos, nem devidamente destacados junto da sociedade civil».

Os critérios de avaliação do júri tiveram em conta o impacto enquanto agente de mudança, adequação aos objetivos, capacidade de replicação, inovação e criatividade na abordagem, aplicação prática alinhada com a sustentabilidade ambiental e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

«Orgulhamo-nos por mais esta distinção, sobretudo por ser um prémio nesta área que diz respeito às questões do ambiente e tudo o que respeita ao trabalho de resiliência para enfrentarmos os desafios da mudança do clima, o principal problema que a Humanidade enfrenta. Loulé continua assim, a dar o seu contributo para esta causa global, em especial através de ações junto dos mais novos, os principais promotores da mudança», consideram os responsáveis municipais louletanos.

 

 



Comentários

pub