Queijo fresco com 40 quilos e 80 centímetros foi destaque na Terra de Maio

“Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” ofereceu quatro variedades de queijo

Um queijo fresco com cerca de 40 quilos de peso e 80 centímetros de diâmetro, para o qual foram necessários cerca de 170 litros de leite e 1,5 quilos de flor de sal de Castro Marim.

Fabricado, pela quinta vez, pela ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia), este queijo foi uma das maiores atrações da Feira de Maio, que, de 26 a 28, animou o Azinhal, aldeia do interior do concelho de Castro Marim.

O “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” ofereceu quatro variedades de queijo: o genuíno queijo fresco, queijo fresco com amêndoas e passas, queijo fresco com coentros e salsa e queijo fresco com tomilho.

Fabricar queijo artesanal, na queijaria em permanente funcionamento durante o evento, andar num balão de ar quente, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação, foram outras experiências que esta Feira da Cabra proporcionou aos visitantes.

Com bastante enfoque na animação infantil, a Terra de Maio oferecia também passeios de burro, tiro ao arco, a bibliomóvel com ateliers e jogos, tiro ao arco e pistas para tratores infantis.

Com um diversificado programa, a Terra de Maio apresentou um leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região, promovendo os sabores do mundo rural, quer nas tasquinhas de gastronomia do evento, quer nas demonstrações de alta cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e dos chefes Alípio Branco, David Domingues e Luís Brito.

As raças autóctones em exposição no evento, Cabra de Raça Algarvia e Ovelha Churra, foram das grandes atrações do evento, uma exposição que resulta da parceria do Município de Castro Marim e da ANCCRAL, mas que se deve sobretudo aos criadores da região, voltando a acontecer o já tradicional Concurso da Cabra de Raça Algarvia.

Em palco estiveram grandes nomes da música nacional – o grupo de música popular “De Moda em Moda”, “Irmãos Verdades” e Toy.

No sábado, a manhã foi dedicada a um seminário com enormes contributos sobre a Lei da Saúde Animal, Apicultura e culturas de sequeiro, entre outras abordagens, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub