Projeto Atlazul ajudou a impulsionar o crescimento azul no Algarve e Alentejo

Sessão de encerramento deste projeto europeu decorreu esta semana

Os parceiros do Atlazul juntaram-se na quarta-feira, dia 7 de Junho, em Sevilha, para a sessão de encerramento deste projeto transfronteiriço, que visou impulsionar o crescimento azul.

Este projeto juntou 18 parceiros em Portugal, desde logo as  Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e do Alentejo, mas também as Universidades do Algarve e de Évora, Sines Tecnopolo, IPMA e Docapesca, «enquanto entidades que implementaram e dinamizaram projetos em concreto».

«O projeto ATLAZUL visou o desenvolvimento de sinergias entre os setores da economia azul que viabilizem novas oportunidades de investimento empresarial e uma maior competitividade entre as empresas envolvidas nos diferentes setores da Economia Azul», segundo a CCDR Algarve, que se juntou ao projeto no âmbito da sua missão «de assegurar a cooperação territorial europeia, dinamizar a cooperação transfronteiriça em torno da estratégia de especialização inteligente e do potencial de crescimento da economia azul, sustentável e inovadora na Andaluzia, Alentejo, Algarve e Galiza».

A «aquisição e transferência de conhecimentos no âmbito da captura e processamento de informações marinhas, sobre processos relacionados com os setores da Economia Azul» e «identificar o potencial de Crescimento Azul em cada região, juntamente com a conceção de Estratégias Regionais de Crescimento Azul e formas adequadas de governação, tudo no âmbito de uma Aliança Marítima Atlântica», são outros objetivos do Atlazul.

«A Economia do Mar e os seus recursos integram a Estratégia Regional de Especialização Inteligente, bem como no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Olhão faz parte da rede nacional HUB AZUL.
Em termos financeiros, o projeto contou com um orçamento de 5,5 Milhões de Euros e foi cofinanciado pelo FEDER, através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha Portugal (POCTEP)», concluiu a CCDR.

 

 

 

 



Comentários

pub