Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes aumenta para 3500 euros

O prémio regressa para «estimular a criação literária e homenagear o escritor-Presidente da República»

A edição deste ano do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, aberto à modalidade de novela, vai ser oficialmente lançada a 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estando reservado ao vencedor o valor de 3500 euros e a impressão de 300 exemplares da sua obra.

Promovido pela Câmara de Portimão e Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o certame tem por objetivo «estimular a criação literária e homenagear o escritor-Presidente da República, natural de Portimão e patrono do galardão, cuja vida e obra se encontram ligadas ao Rio Arade e ao Algarve», explica a autarquia.

Os trabalhos a concurso, num máximo de 80 páginas em formato A4 e sobre tema livre, devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. O prazo de entrega decorre entre as 00h00 de 10 de Junho e as 23h59 do dia 13 de Julho, hora de Portugal Continental, sendo que os textos enviados após essa data não serão considerados.

Podem participar autores nacionais, cidadãos de países comunitários ou de língua oficial portuguesa, bem como escritores estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal.

Neste site, os concorrentes podem consultar as normas de participação e preencher um formulário com os seus dados identificativos (nome, endereço eletrónico, número de identificação, NIF e contacto telefónico), pseudónimo e o título da respetiva obra, submetendo no mesmo local o trabalho a concurso, em formato PDF.

O júri do certame decidirá qual a obra premiada, a divulgar oficialmente durante o mês de Dezembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade de Portimão. O mesmo acontecerá caso sejam consideradas menções honrosas, cujos autores receberão diploma comprovativo, sem qualquer correspondência pecuniária.

Dos 300 exemplares da obra vencedora a editar pela Câmara Municipal de Portimão, metade destinar-se-á ao respetivo autor, além do prémio monetário, que este ano aumentou para 3500 euros, quando nas últimas edições foi de 1000 euros.

 



Comentários

pub