Pedidos de fotos de mamas para falsos rastreios ao cancro estão de volta ao Algarve

Alerta é deixado pela ARS Algarve, que «vai participar novamente às autoridades competentes as referidas ocorrências»

A Administração Regional de Saúde do Algarve alerta a população para os falsos contactos telefónicos que estão a ser feitos em nome do rastreio do cancro da mama por uma pessoa que se intitula médica. 

«O Núcleo de Rastreios da ARS Algarve teve conhecimento de que têm sido realizadas, nos últimos dias, chamadas telefónicas para utentes da região, em nome do Núcleo de Rastreios do Cancro da Mama. A pessoa que contacta intitula-se médica e responsável pelo programa de rastreio da ARS Algarve, solicita dados pessoais de cariz íntimo e que lhe sejam enviadas fotografias do peito, procedimentos esses que nada têm a ver com os Serviços de Saúde, nem com o Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve», esclarece a entidade de saúde, referindo que «vai participar novamente às autoridades competentes as referidas ocorrências».

Trata-se de uma situação que já tinha acontecido em 2019, tal como o Sul Informação noticiou.

A ARS Algarve informa ainda a população de que o Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, feito em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em Setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve.

Esse rastreio está, neste momento, já na nona volta, sendo a convocatória das utentes, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuada pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

As mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas nos Centros de Saúde da região são contactadas por carta enviada pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve para realização de mamografia digital 3D com Tomossíntese gratuita, na Unidade Móvel de Saúde que percorre todos os concelhos. O agendamento pode ser feito pela própria utente através da plataforma.

«As utentes apenas são contactadas por telefone para confirmação da ida ao exame, ou para proceder à marcação do mesmo. No entanto, neste contacto nunca são solicitados dados ou informações pessoais às utentes, de qualquer teor», reforça a ARS Algarve.

«As ações de rastreio promovidas pela ARS Algarve junto da população, em diversas áreas da saúde, são sempre publicitadas no site, divulgação essa que pode ser complementada através de cartazes, mas nunca por contacto pessoal, designadamente telefónico», explica ainda a entidade de saúde.

 



Comentários

pub