Ordem dos Médicos suspende cirurgiões do Hospital de Faro acusados de más práticas

Decisão deverá ser anunciada hoje

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação (arquivo)

Os dois cirurgiões do Hospital de Faro que foram denunciados por más práticas por uma jovem médica interna, em Abril, vão ser suspensos provisoriamente pela Ordem dos Médicos.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal Expresso, que acrescenta que a decisão do colégio disciplinar deverá ser divulgada ainda hoje pela Ordem dos Médicos.

Já o jornal Público, confirmou que o Conselho Disciplinar Regional do Sul da OM propôs a suspensão por seis meses de dois cirurgiões do hospital.

Os dois médicos «estão suspensos por um prazo de seis meses. É uma suspensão preventiva dado haver fortes indícios de má prática», revelou à agência Lusa Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos.

Os fundamentos desta decisão ainda não são conhecidos.

A denúncia que leva a esta suspensão provisória foi feita por Diana Pereira, que se encontrava a fazer a especialização em cirurgia geral, e visou um cirurgião e o diretor do serviço.

Na altura, a médica interna Diana de Carvalho Pereira denunciou os casos à Polícia Judiciária e nas suas contas nas redes sociais Twitter e Instagram, dando conta de alegados «11 casos ocorridos entre Janeiro e Março» no hospital de Faro de «erro/negligência» no serviço de cirurgia.

Segundo a médica, dos casos relatados de 11 doentes, «três morreram, dois estão internados nos cuidados intermédios, os restantes tiveram lesão corporal associada a erro médico, que variam desde a castração acidental, perda de rins ou necessidade de colostomia para o resto da vida».

Entretanto, além da Ordem dos Médicos, também o Ministério Público abriu inquérito a estes casos.

 

 



Comentários

pub