Marchas Populares de Quarteira vão desfilar no Passeio das Dunas pela primeira vez

Nos dias 12, 23 e 28 de Junho

O Passeio das Dunas, em Quarteira, será palco, pela primeira vez, do desfile das Marchas Populares, que regressa à cidade nos dias 12, 23 e 28 de Junho.

«Desde 2019 que este evento não se realiza e, como tal, este ano, as expectativas são enormes, não só pelo interregno prolongado causado pela pandemia, mas pela grande novidade que constitui o novo recinto», refere a autarquia em nota.

Depois de vários anos a marchar no “Calçadão”, desta vez o Passeio das Dunas, o prolongamento desse passeio marginal para o lado de Vilamoura, inaugurado em 2016, será também o cenário deste desfile.

Tanto a Junta de Freguesia de Quarteira como a Câmara Municipal de Loulé acreditam que esta alteração dará melhores condições tanto aos marchantes como aos visitantes «que, a cada ano que passa, acorrem em maior número ao desfile».

Assim, o espaço receberá as sete marchas que participam este ano e que vão estar no novo “santódromo” nas três noites: As Florinhas de Quarteira, a Rua da Cabine, a Rua Gago Coutinho, a Rua Poeta Pardal, a Fundação António Aleixo, a Rua Vasco da Gama e a Rua do Outeiro.

O ponto alto das celebrações é o desfile das marchas que representam as ruas da cidade, envolvendo centenas de marchantes trajados a
rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

Além do desfile, não faltarão opções gastronómicas (como as sardinhas assadas, as febras, o pão com chouriço, o caldo verde e o vinho tinto) e as tradições de saltar à fogueira e de se queimarem alcachofras.

 

 

Os arraias serão outro dos atrativos para celebrar a vida dos três santos milagreiros. São três as ruas onde estas festas populares irão decorrer, com muita música e bailaricos animados por artistas populares: Rua Vasco da Gama (com Duo Rui e Miguel, a 9 de junho, Valter Cabrita, a 10, Paulo Coelho, a 16, e Helder Pires, a 17), Rua da Cabine (com Valter Cabrita, a 23 e Duo Rui e Miguel, a 24) e Rua da Alegria (com Migue G, a 12, e Luís José, a 28). Estes arraiais acontecem entre as 19h00 e as 00h00.

Outra das tradições será a venda de manjericos, no Largo do centro Autárquico, nos dias 13, 23 e 28 de Junho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, no Largo do Centro Autárquico.

A organização do evento, que tem entrada livre, é da APROMAR, Associação Promotora das Marchas Populares, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.

Em nota, a Câmara de Loulé recorda que antes das marchas como hoje as conhecemos, as festas dos Santos Populares integravam os arraiais, as fogueiras, os bailes e os banhos na noite de S. João que tinham lugar normalmente em Quarteira pela sua proximidade ao mar. Até à
década de 70 do século XX, a celebração resumia-se às comemorações de S. João com os “bailes de mastros” pela cidade e o “banho santo”, à meia-noite.

«Ao Padre Elísio Dias, nomeado pároco de Quarteira em 1968, dever-se-á a criação das Marchas Populares, que conheceram maior incremento a partir da década de 90. Em 1995 surge a APROMAR, Associação Promotora das Marchas Populares, que passa então a organizar oficialmente o evento», explica ainda autarquia louletana.

 



Comentários

pub